Notícias

Voltar

Projeto Era Uma Vez Europa realiza primeira etapa seletiva

Concurso de Redação acontecerá no dia 7 de junho; alunos selecionados seguem para segunda fase e podem ganhar uma viagem para Valência, na Espanha

Mais de 800 alunos do 9º ano da rede pública de Novo Horizonte estão inscritos na segunda edição do projeto Era Uma vez Europa, que incentiva o interesse de jovens pela cultura e pela leitura por meio da prática da redação e da capoeira. Ao final da iniciativa, oito alunos do município participarão de um intercâmbio cultural de dez dias em Valência, na Espanha. A primeira etapa seletiva acontece no dia 7 de junho, na Escola Hebe de Almeida Leite Cardoso, das 9h às 11h30. No entanto, é importante que o inscrito chegue antes ao local, pois a abertura dos portões acontece às 8h e o fechamento às 8h45.

O Concurso de Redação selecionará 35 jovens, que terão os textos publicados no livro Era uma vez… Europa, com distribuição em escolas e bibliotecas do Brasil e da Europa. O livro terá, ao todo, 100 redações, entre as produzidas em Novo Horizonte e Guarujá, cidade também participante do projeto.

Como preparo para essa primeira fase, os alunos tiveram aulas de leitura, produção de textos, interpretação, pesquisa, entre outras. O tema da redação será apresentado apenas no dia da prova.

A relação dos alunos aprovados na etapa Redações será divulgada no dia 26 de junho em um evento realizado pela Usina Estiva, patrocinadora da ação. A lista também estará disponível no site oficial do projeto www.eraumavezeuropa.com.br e nas escolas participantes. Os estudantes terão até três dias úteis para manifestar interesse em prosseguir na próxima etapa e apresentar os documentos e autorizações necessárias.

Depois dessa seleção, os alunos aprovados irão participar do Campus de Capoeira, em que ficarão seis dias participando de atividades culturais e de recreação e convivendo com valores históricos do país, o que resultará na seleção de 20 alunos, sendo oito de Novo Horizonte.

“Esses selecionados irão participar do intercâmbio para Valência, que consiste na última etapa da iniciativa. É uma excelente oportunidade para os jovens, pois traz uma rica vivência cultural, ampla de conhecimentos e troca de experiências com alunos locais”, explica Marici Vila, diretora da Origem Produções, empresa responsável pela gestão do projeto. Os alunos visitarão pontos turísticos e educativos e farão apresentações de capoeiras em algumas escolas.

A iniciativa tem patrocínio da Usina São José da Estiva, por meio da Lei Roaunet, e gestão de Origem Produções.

 

Serviço

Concurso de Redação

Data: 7 de junho

Horário: sábado, das 9h às 11h30
Abertura dos portões às 8h e fechamento às 8h45

Local: Escola Hebe de Almeida Leite Cardoso

 

Informações para a imprensa:

ComTexto Comunicação Corporativa

Thaís Campos – thaiscampos@ctexto.com.br

Júlia Berwerth – julia@ctexto.com.br

Ribeirão Preto – (16) 3964-7000

www.ctexto.com.br