Notícias

Voltar

Projeto Era Uma Vez Europa realiza primeira etapa seletiva em Guarujá

Concurso de Redação acontecerá no dia 7 de junho; alunos selecionados seguem para segunda fase e podem ganhar uma viagem para Valência, na Espanha

Mais de 5 mil alunos do 9º ano da rede pública de Guarujá estão inscritos na segunda edição do projeto Era Uma vez Europa, que incentiva o interesse de jovens pela cultura e pela leitura por meio da prática da redação e da capoeira. Ao final da iniciativa, 12 alunos do município participarão de um intercâmbio cultural de dez dias em Valência, na Espanha. A primeira etapa seletiva acontece no dia 7 de junho, nas escolas municipais 1º de Maio e Prof.ª Dirce Valério Gracia, das 9h às 11h30. No entanto, é importante que o inscrito chegue antes ao local, pois a abertura dos portões acontece às 8h e o fechamento às 8h45.

O Concurso de Redação selecionará 65 jovens, que terão os textos publicados no livro Era uma vez… Europa, com distribuição em escolas e bibliotecas do Brasil e da Europa. O livro terá, ao todo, 100 redações, entre as produzidas em Guarujá e Novo Horizonte, cidade também participante do projeto.

Como preparo para essa primeira fase, os alunos tiveram aulas de leitura, produção de textos, interpretação, pesquisa, entre outras. O tema da redação será apresentado apenas no dia da prova.

A relação dos 100 alunos será divulgada no dia 26 de junho no site oficial do projeto www.eraumavezeuropa.com.br e nas escolas participantes. Os estudantes terão até três dias úteis para manifestar interesse em prosseguir na próxima etapa e apresentar os documentos e autorizações necessárias.

Depois dessa seleção, os alunos aprovados irão participar do Campus de Capoeira, em que ficarão seis dias participando de atividades culturais e de recreação e convivendo com valores históricos do país, o que resultará na seleção de 20 alunos, sendo 12 de Guarujá.

“Esses selecionados irão participar do intercâmbio para Valência, que consiste na última etapa da iniciativa. É uma excelente oportunidade para os jovens, pois traz uma rica vivência cultural, ampla de conhecimentos e troca de experiências com alunos locais”, explica Marici Vila, diretora da Origem Produções, empresa responsável pela gestão do projeto. Os alunos visitarão pontos turísticos e educativos e farão apresentações de capoeiras em algumas escolas.

Para Carlos Otero, Diretor de Relações Trabalhistas da Cutrale, o projeto é uma excelente oportunidade de investimento em novos talentos. “É muito importante e gratificante para a Cutrale participar de um projeto como este. Ficamos muito felizes em poder ajudar no incentivo à cultura e desenvolvimento destes jovens”, afirma.

A iniciativa tem patrocínio da Cutrale, por meio da Lei Roaunet, gestão de Origem Produções e apoio da Prefeitura Municipal.

Serviço

Concurso de Redação

Data: 7 de junho

Horário: sábado, das 9h às 11h30
Abertura dos portões às 8h e fechamento às 8h45

Locais: Escola Municipal 1º de Maio e Escola Municipal Prof.ª Dirce Valério Gracia

 

Sobre a Cutrale

Com sede em Araraquara (SP), a Cutrale é uma empresa produtora e exportadora de suco de laranja, e atende consumidores em mais de 80 países, com escritórios regionais espalhados pelo Brasil.

 

Informações para a imprensa:

ComTexto Comunicação Corporativa

Thaís Campos – thaiscampos@ctexto.com.br

Júlia Berwerth – julia@ctexto.com.br

Ribeirão Preto – (16) 3964-7000

www.ctexto.com.br

Mais informações à imprensa (Cutrale):

CDN Comunicação Corporativa

Leandro Machado

leandro.machado@cdn.com.br

(11) 3643-2784