Notícias

Voltar

Projeto de revitalização do Morro do São Bento inaugura painel da artista ribeirão-pretana Odilla Mestriner

Painel é uma reprodução da obra Árvore Dividida

 Ribeirão Preto, agosto de 2013. – No dia 08 de agosto, um painel da artista plástica Odilla Mestriner será inaugurado no Complexo Morro do São Bento de Ribeirão Preto. A obra marca a finalização da segunda fase do projeto de revitalização do espaço, inciada em 2010. Com gestão da Origem Produções, em parceria com a Secretaria de Cultura do município, o projeto objetiva tornar o Complexo Morro do São Bento um espaço cultural acessível para o público.

Na fase inicial do projeto foram restauradas as esculturas dos artistas Bassano Vaccarini e Thirso Cruz, que ficam expostas na área externa do Morro do São Bento. Para a segunda fase, iniciada em janeiro deste ano, o projeto previa a reprodução da obra Árvore Dividida, de Odilla Mestriner, em um painel de mosaico de vidro. Com uma metragem de 12 x 7m, o painel ficará exposto também na parte externa, na entrada da Secretaria da Cultura.

Segundo Adriana Silva, presidente do Ipccic (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), a atual fase do projeto de revitalização do Morro do São Bento cumpre a função de enaltecer o trabalho de artistas da cidade. “Nomes como Bassano, Thirso e Odilla Mestriner são ícones culturais de Ribeirão Preto. O projeto atua com estratégias para estabelecer relações entre a cidade e seus artistas”, afirma.

Durante a inauguração, haverá uma apresentação musical com projeção de algumas obras da artista. Estarão presentes o coordenador do MARP, Nilton Campos, a irmã da artista e presidente do Instituto Odilla Mestriner, Maria Luiza Mestriner, o também irmão e escritor Antonio Mestriner, a diretora executiva da Origem Produções, Marici Vila, e o secretário da Cultura de Ribeirão Preto, Alessandro Maraca. A cantora Bia Mestriner, sobrinha da artista, fará uma homenagem no evento.

“Acredito que o painel possa divulgar a trajetória da artista plástica Odilla Mestriner, contribuindo para o resgate e valorização das artes plásticas na cidade de Ribeirão Preto. Além do painel, iremos instalar placas de identificação dos dois conjuntos de esculturas de Thirso Cruz e Bassano Vaccarini. Estamos prevendo, ainda, atrair investimentos para completar o paisagismo da área e adquirir outras obras para nosso Jardim de Esculturas”, afirma Marici.

Após a inauguração do painel, o projeto, patrocinado pela RTE Rodonaves e CPFL Energia por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, continuará em ação, realizando novas aquisições e instalações.

Para Vera Naves, diretora da RTE Rodonaves, esta é uma excelente oportunidade para a empresa contribuir com a revitalização do Morro do São Bento e ainda homenagear uma figura tão importante no cenário cultural da cidade. “Como empresa, devemos sempre estimular o desenvolvimento de espaços de encontros para a difusão e o fomento da cultura local”, completa a empresária.

 

Sobre Odilla Mestriner

Natural de Ribeirão Preto, Odilla Mestriner nasceu em 18 de agosto de 1928 e descobriu cedo o desenho, iniciando suas pinturas como autodidata. Começou a frequentar a Escola de Belas Artes de Ribeirão Preto em 1955 e, desde então, não parou mais de relacionar-se com a arte.

Odilla esteve presente em sete Bienais de São Paulo e expôs seu trabalho em diversos salões de artes nacionais e internacionais, em países como Estados Unidos, Alemanha e Bélgica. A artista plástica faleceu em 2009.

 

Para Maria Luiza Mestriner, irmã de Odilla Mestriner, a exposição do painel no Morro do São Bento representa o reconhecimento da dedicação da artista à cidade. “Odilla foi uma das mais representativas artistas ribeirão-pretana. Apesar de obter forte inserção no cenário da arte brasileira, nunca deixou sua cidade de origem, sempre destacando que Ribeirão Preto era um espaço privilegiado para sua inspiração e trabalho”, destaca.

Maria Luiza é responsável pelo Instituto Odilla Mestriner, que, além de virtual, possui uma sede provisória na Rua Vicente de Carvalho, bairro Sumaré, e reúne várias obras da artista plástica. O espaço busca preservar e divulgar a coleção deixada por Odilla, favorecendo o acesso às artes visuais. Atividades educacionais e artísticas, como cursos, palestras, seminários, exposições e oficinas, também são realizadas pelo instituto.

Serviço

Café da manhã inauguração painel

Data: 08/08/13

Horário: 10h

Local: Morro do São Bento

 

Painel em mosaico de vidro executado em 2013 a partir da obra Árvore Dividida, da artista plástica Odilla Mestriner.

Artista: Odilla Mestriner                  

Árvore Dividida

2008

25 x 14 cm

Nanquim sobre papel

Desenho