Notícias

Voltar

Primeira etapa da reforma no Teatro de Viradouro prossegue com sucesso

Obras objetivam promover em Viradouro um espaço adequado para apresentações artísticas e atividades culturais

 

Desde setembro, com o propósito de fomentar o convívio cultural no município e na região, a reforma no Teatro de Viradouro está a todo vapor. A demolição necessária no terreno já foi realizada e a elevação do pé direito da construção já foi iniciada. As obras objetivam requalificar o edifício e torná-lo um ponto de referência na cidade.

Com patrocínio da Usina Viralcool, gestão da Origem Produções e apoio do ProAc – Programa de Ação Cultural, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e da Prefeitura Municipal, o projeto de reforma contempla adaptações às normas de acessibilidade universal e reforma das áreas externa e interna, a fim de aumentar a vida útil do espaço e garantir o bem-estar do público e dos artistas ali presentes.

A revitalização do antigo prédio abrange um novo programa de teatro com capacidade para 192 pessoas e áreas de convivência. “Nossa intenção é tornar o Teatro um marco arquitetônico em Viradouro, atraindo tanto o público local quanto das cidades vizinhas. Queremos um espaço aconchegante e com excelência de estrutura e acomodações – plateia e camarins”, afirma Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

Quem também destaca a importância desse projeto no município é Renata Toniello, diretora administrativa da Usina Viralcool, empresa idealizadora e patrocinadora da ação. Para ela, o fator de devolver à cidade um espaço de integração cultural, que permita a inclusão e a reunião de ideias e estilos, é fundamental para fomentar a arte em suas diferentes manifestações. “Uma sociedade próxima à cultura, em sua amplitude de experiências, promove um desenvolvimento intelectual e humano mais consciente. Além disso, o teatro irá fornecer às pessoas de diferentes idades um espaço de entretenimento”, diz.