Notícias

Voltar

Franca tem estudante na final da V Mostra Jovens Designers

Projeto desenvolvido por meio de leis de incentivo fiscal favorece a difusão do design no Brasil

Após receber mais de 300 inscrições, vindas de 21 universidades do país, o projeto Jovens Designers selecionou 40 trabalhos para serem expostos em São Paulo, Florianópolis e Milão (Itália), este ano. Dentre os finalistas, está Rafael Luis Coelho, de 23 anos, da Universidade de Franca – Unifran.

Tendo como professora orientadora Susana Andrade Teixeira, o universitário apresentou o protótipo Smart Cutter, uma ferramenta de corte manual da indústria calçadista que proporciona melhor adaptação ergonômica e é composta por componentes desmontáveis para facilitar a manutenção.

“Foi um projeto que desenvolvi durante as aulas e tomou um ótimo rumo de pensamento e criação. Como trabalho na área calçadista, eu avaliei pontos negativos das ferramentas atuais e tentei solucionar, aperfeiçoar. Por isso, fiz um estudo aprofundado sobre ergonomia, e consegui finalizar o trabalho acadêmico com um produto que pode entrar no mercado”, diz Rafael.

Satisfeito com sua produção, o estudante também contou que levou o primeiro protótipo para os colegas de trabalho avaliarem se era realmente funcional, e teve um retorno positivo. Sem contar que é a primeira vez que Rafael participa do projeto Jovens Designers e já ficou entre os finalistas. “Fiquei muito feliz quando soube. Tive o incentivo da minha professora, resolvi me inscrever e, hoje, estou entre os finalistas. A experiência de participar de concursos dessa magnitude só agrega ao portfólio. As exposições podem abrir portas para a minha carreira”, ressalta.

Em execução desde 2006, a Mostra Jovens Designers objetiva destacar a criatividade brasileira, instigando a produção de universitários e difundindo a cultura do design no Brasil. A iniciativa também é responsável por descobrir novos talentos, possibilitando que profissionais renomados do segmento acompanhem as novas produções.

“É um projeto de grande dimensão, que favorece o desenvolvimento do design brasileiro e abre espaço para novas ideias. É um orgulho realizar a gestão dessa iniciativa e possibilitar o reconhecimento de cada protótipo selecionado, nacional e internacionalmente”, diz Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

Com curadoria de Auresnede Pires Stephan, a V Mostra Jovens Designers é promovida e realizada pela Origem Produções, com patrocínio da Deca, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAc, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, apoio da Associação dos Designers de Produtos (ADP) e da V Bienal Brasileira de Design. Neste ano, a Origem Produções tem a parceria do Museu da Casa Brasileira (MCB) para a realização da Mostra em São Paulo.

Serviço:

Exposição V Mostra Jovens Designs

Local: Museu da Casa Brasileira – São Paulo

Data: 12 de fevereiro a 29 de março de 2015

Horário: 19h30

Entrada gratuita: na abertura, finais de semana, feriados e aberturas quinzenais noturnas

 

Local: SaloneSatellite – Milão/ Itália

Data: 14 a 19 de abril de 2015

 

Local: V Bienal Brasileira de Design – Florianópolis

Data: maio/junho de 2015

 

Informações para imprensa

ComTexto Comunicação Corporativa

Thaís Camps – thaiscampos@ctexto.com.br

Júlia Berwerth – julia@ctexto.com.br

Tel.: (16) 3964-7000

www.ctexto.com.br