Notícias

Voltar

Exposição gratuita de arte traz obras sobre o corpo humano

Moradores de Araraquara e da região poderão conferir a mostra Dias Azuis/Blue Days a partir do dia 5 de abril

Após a temporada em Ribeirão Preto, a exposição Dias Azuis/Blue Days chega a Araraquara com obras do artista plástico e arquiteto Carlos Rezende. A mostra, com curadoria da arquiteta Ana Luisa Howard, traz elementos que propõem análises sobre a relação do desenho do corpo e do desenho/projeto de objetos modulares.

Com entrada franca, a exposição terá abertura no dia 5 de abril, às 20h30, no hall do Teatro Municipal. As visitações acontecem até o dia 26 de abril, das 8h às 17h, durante a semana, e em alguns horários aos finais de semana. Há também a possibilidade de agendar visitas guiadas. A arte-educadora Débora Andrade será a responsável pelo programa educativo, voltado para escolas do município e região, que tem como objetivo despertar nos jovens percepções diferentes sobre o mundo e seu cotidiano, incentivando o pensamento crítico dos estudantes.

O desenvolvimento da exposição é o resultado do trabalho de pesquisa do artista iniciado em Roma no ano de 2001 e finalizado no Brasil no início de 2012, tomando como ponto de partida a leitura de livros antigos de anatomia, consultados, principalmente, no acervo da Biblioteca Pública de Roma e da Biblioteca Nacional de Paris. A pesquisa considerou estudos dos desenhos de anatomia antes do aparecimento dos registros eletrônicos.

Nesse contexto, a mostra atua com diversidade de técnicas, envolvendo desde anatomia até fotografias, desenhos e design. “O conjunto dos trabalhos da Blue Days leva a apreciação do desenho como instrumento e ferramenta de projeto fundamental no dia a dia”, afirma Rezende.

Outra vertente do estudo apresentado na exposição é a serialidade, no qual o artista busca elucidar o resultado da multiplicação de um elemento matriz, de uma forma, de um ser ou de uma célula no mundo contemporâneo. É o destaque da produção em série, que está presente desde a noção de semelhança de formas entre planetas até a quantidade de produção nas indústrias, objetivando atender milhões de pessoas, e não apenas uma.

O projeto conta com o patrocínio da Usina Viralcool, por meio do ProAc – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e é uma realização da Origem Produções.

Sobre Carlos Rezende

Artista multidisciplinar, graduado em arquitetura e urbanismo pela FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Estudou afrescos e história da arte na Accademia di Belle Arti di Roma, Itália. É sócio fundador, junto com Andréa Bersanetti, da A2 Arquitetura e Arte Contemporânea em Araraquara, escritório e estúdio onde trabalha desde 2002 e que se tornou referência em projetos institucionais (universidades, hospitais, bancos, clubes, laboratórios e clínicas médicas) e residenciais no Estado de São Paulo. Rezende é muralista, desenhista, gravador e autor do livro “Os Véus, A.”.

 

Serviço:

Exposição Dias Azuis/Blue Days

Data: 5 de abril (abertura)

Horário: a partir das 20h

Local: Teatro Municipal de Araraquara – Avenida Bento de Abreu/ Fonte Luminosa

Permanência até 26/04/2014

Entrada franca

Para o agendamento de visitas guiadas é necessário entrar em contato pelo telefone (16) 3623 8012.

 

Informações para a imprensa:

ComTexto Comunicação Corporativa

Thaís Campos – thaiscampos@ctexto.com.br

Júlia Berwerth – julia@ctexto.com.br

Ribeirão Preto – (16) 3964-7000

www.ctexto.com.br