Notícias

Voltar

Apresentações teatrais gratuitas no interior paulista são realizadas por meio de leis de incentivo fiscal

Festivais e mostras de teatro como a do Grupo TPC, de Ribeirão Preto, podem chegar até comunidades mais afastadas pelo apoio de empresas que direcionam seus impostos à cultura 

O fomento de projetos incentivados é fator primordial na integração cultural e social de diversas regiões brasileiras, uma vez que possibilita a aproximação da arte, em suas diversas expressões, com um público menos privilegiado de acesso a grandes centros culturais. Tratando-se do Estado de São Paulo, o Programa de Ação Cultural (ProAC) é a principal porta de ingresso para esse incentivo, e a Usina Viralcool, por exemplo, preza pelo uso dessa lei para valorizar a produção cultural nas cidades em que atua: Terra Roxa, Pitangueiras e Viradouro.

A arte cênica é a base de grandes projetos patrocinados pela usina, como o Festival de Teatro TPC, que traz o teatro de uma maneira acessível a todos, possibilitando uma realidade não comum a esses municípios. “O contato com obras teatrais de qualidade, sem nenhum custo, é uma excelente maneira de incentivar o conhecimento de crianças, jovens e adultos, auxiliando a formação de pensadores, com olhares e opiniões críticas”, diz Renata Toniello, diretora administrativa da Usina Viralcool.

A empresa patrocina essa iniciativa há três anos e já beneficiou mais de nove mil pessoas.  “Participar ativamente da inserção de cultura nas cidades de atuação da usina e daquelas que ficam em seu entorno fortalece não só os laços com a comunidade, mas permite que o entretenimento e o lazer se façam presentes, beneficiando também os próprios colaboradores da Viralcool”, complementa Renata.

Os municípios de Terra Roxa, Pitangueiras e Viradouro já sediaram mais de 40 apresentações teatrais gratuitas, de obras de diversas temáticas e faixas etárias.  “A receptividade do público do interior paulista com o teatro é gratificante e sempre reforça a importância de ampliar o acesso cultural, descentralizando das grandes cidades a possibilidade de contato com expressões artísticas de qualidade”, afirma Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, produtora responsável pela gestão de variados projetos culturais, socioambientais e esportivos.

Além dos projetos de apresentações teatrais, a Usina Viralcool ainda patrocina projetos de música, artes plásticas e investe na reforma de um teatro.  Na área de esporte, a empresa também utiliza seus recursos de incentivo fiscal para beneficiar às comunidades de seu entorno. Em todos os projetos, a empresa conta com a consultoria e gestão da Origem Produções.

Sobre a Origem Produções

A Origem Produções é uma empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, que atua em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social.

Fundada em 2007, a empresa tem sede em Ribeirão Preto, mas atua no País inteiro e, conta ainda, com experiências no exterior. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.

Sobre a Usina Viralcool

Empresa 100% brasileira, a Usina Viralcool atua no mercado sucroenergético há 28 anos. Atualmente associada à Copersucar, e pela qualidade de seus produtos, é reconhecida por distribuidores de combustível, indústrias de alimento e química.

A produção de açúcar, etanol, energia e levedura da empresa, extraídos da matéria-prima cana-de-açúcar, está dividida em três unidades do grupo localizadas em Sertãozinho (Destilaria Santa Inês – 1966), Pitangueiras (Usina Viralcool – 1984) e Castilho (Usina Viralcool – 2006), todas no estado de São Paulo.

A empresa também possui responsabilidade socioambiental. Através de ações sociais para a comunidade e colaboradores, a Viralcool garante a integração de portadores de deficiência, treinamento para aperfeiçoamento dos colaboradores e dos cortadores de cana, e a preocupação ambiental com mudança do corte de cana para mecanizado.