Empresas e cidades criativas

_ EMPRESAS E CIDADES CRIATIVAS

Como se tornar uma Empresa Criativa

De acordo com dados das Nações Unidas, estima-se que, hoje, 8% do PIB mundial é gerado por negócios culturais. As empresas possuem amplas possibilidades de investimentos em projetos criativos.

Como ferramenta de implantação e desenvolvimento desses projetos, a Origem Produções trabalha com leis de incentivo fiscal, que envolvem leis municipais, estaduais e federais. São elas:

ProAC – Programa de Ação Cultural

Empresas pagadoras de ICMS podem participar do programa e investirem em projetos aprovados pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Lei Rouanet – Ministério da Cultura

Companhias enquadradas no Lucro Real e que pagam imposto de renda podem ser investidoras de projetos aprovados pelo Ministério da Cultura.

Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (PIE)

As empresas pagadoras de ICMS podem participar do programa e se tornarem investidoras de projetos aprovados pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

Lei Federal de Incentivo ao esporte

Podem ser investidoras de projetos aprovados pelo Ministério do Esporte as empresas enquadradas no Lucro Real e que pagam imposto de renda.

Cidades Criativas

Veja o mapa

O desafio da Origem Produções é transformar cada cidade em um espaço criativo, resgatando a identidade local e colaborando com a melhoria da qualidade de vida da comunidade. A proposta da empresa é transformá-la em um polo cultural e turístico.

CICLO DA CIDADE CRIATIVA

Infográfico Ciclo Cidade Criativa