Projetos

Voltar

9º Festival de Teatro TPC

A partir de maio, o 9º Festival de Teatro TPC entra em ação com a itinerância pelo interior paulista. Serão sete cidades visitadas e 60 peças apresentadas gratuitamente. A programação, que vai até o final de agosto, inclui as obras João e o Pé de Feijão; O Rei Leão; E agora, mãe? ; Sua Excelência, o Candidato; e Porca Miséria. Com faixas etárias e estilos diferentes, as peças pretendem agradar a todos, de crianças a adultos, aproximando-os da magia de atuar e difundindo a arte cênica.

Sertãozinho, Barrinha, Cruz das Posses, Dumont, Pitangueiras, Terra Roxa e Viradouro serão os municípios beneficiados com a itinerância do festival, que conta com o patrocínio do Grupo Balbo (Usina Santo Antônio, Usina São Francisco e Native) por leis de incentivo fiscal (Programa de Ação Cultural – ProAC). Já no mês de setembro, será a vez da cidade de Ribeirão Preto sediar o 9º Festival de Teatro TPC. Serão mais de 20 apresentações. A Origem Produções é responsável pela gestão do projeto.

“Encenar requer conhecimentos técnicos, dedicação e paixão pelo que se faz. Os profissionais da área têm como objetivo convencer, encantar e comover a plateia. Queremos demonstrar como a arte é capaz de transmitir conhecimento e instigar emoções”, afirma Noir Evangelista, coordenador do Grupo de Teatro TPC.

  • E agora, mãe?
    DIREÇÃO: Edir Villa Real
    CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
    SINOPSE: A peça E agora, mãe? é adaptação de um livro com o mesmo nome, que conta a história de uma jovem de 14 anos (Jana) que tem o sonho de ser uma grande bailarina até que um imprevisto muda de vez o seu destino. A jovem engravida, o pai da criança vai para os Estados Unidos e ela se vê sozinha e longe de seu sonho. Com a gravidez, Jana começa a perceber as mudanças no corpo e no temperamento, além de ter que conviver com a rejeição das pessoas da cidade pequena onde sempre morou
  • O Rei Leão
    DIREÇÃO: Marco Guido
    CLASSIFICAÇÃO: Livre
    SINOPSE: A obra O Rei Leão, um dos mais populares desenhos da Disney, apresenta a jornada do leão Simba até a idade adulta e sua aceitação com o destino. Simba nasce como um príncipe, filho do poderoso Rei Mufasa, mas a feliz infância é tragicamente mudada quando seu maldoso tio Scar assassina Mufasa e expulsa o jovem príncipe do reino. No exílio, Simba conhece Timão e Pumba, dois divertidos amigos que levam uma vida livre e despreocupada. Mais tarde, conforme se aproxima da idade adulta, Simba é visitado pelo espírito do pai, que o instrui a desafiar Scar e reconquistar o trono que é seu por direito.
  • João e o Pé de Feijão
    DIREÇÃO: Noir Jaime Evangelista Junior
    CLASSIFICAÇÃO: Livre
    SINOPSE: Baseada na clássica obra João e o Pé de Feijão, dos Irmãos Grimm, a peça infantil retrata a condição humana de forma lúdica, com tom de comédia, a fim de sensibilizar e conscientizar o espectador sobre seus direitos e deveres, resgatando valores sociais. A obra demonstra que a vida dá opções para cada um escolher o caminho que deseja seguir, mas que é preciso estar atento para corrigir os erros. João e o Pé de Feijão enfatiza a importância da família na formação do indivíduo e aborda questões como responsabilidade, determinação e superação.
  • Sua Excelência, o Candidato
    DE: Marcos Caruso e Jandira Martini
    DIREÇÃO: Noir Jaime Evangelista
    CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
    SINOPSE: Na comédia Sua Excelência, O Candidato, os dramaturgos Jandira Martini e Marcos Caruso exploram uma temática bastante atual: a conduta de políticos brasileiros. A trama gira em torno do protagonista Orlando Carvalho Lopes, candidato a política, retratando as peripécias e as mais inusitadas situações de um político tentando se eleger.
  • Porca Miséria
    DE: Marcos Caruso e Jandira Martini.
    DIREÇÃO: Edir Vila Real
    CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
    SINOPSE: A peça fala de uma família de imigrantes italianos em crise financeira. A história gira em torno dos Buongermino, moradores do tradicional bairro do Bexiga, em São Paulo, que estão desempregados e com a casa hipotecada. As opções para saírem dessa situação são terríveis: morar de favor na casa da vizinha ou esperar pela bondade de Lívio, o único bem-sucedido na família que pode tirá-los da miséria. Em meio a essa confusão, Donato Buongermino apresenta uma proposta, dar um golpe e, com o dinheiro, voltar para a terra natal. Apesar de ser uma trama bastante simples, a peça traz um forte conteúdo social.