Notícias

Voltar

São Simão é palco do III Festival Cultural – Cinema

Evento será realizado entre 5 e 11 e agosto e promoverá sessões comentadas de produções nacionais, atividades culturais e o III Festival de Curtas; a programação é totalmente gratuita

Ribeirão Preto, junho de 2013 – Em agosto, a cidade de São Simão sediará o III Festival Cultural – Cinema. Com uma programação diversificada e totalmente gratuita, o projeto busca aproximar pessoas de diferentes idades com a sétima arte, valorizando a produção nacional e a cultura local. O público poderá conferir as atrações entre os dias 5 e 11.

Com gestão da Origem Produções e curadoria do roteirista Danilo Gullane, o projeto foi idealizado para promover o intercâmbio de informações entre profissionais da área e interessados em cinema. Por isso, uma das principais atividades são as sessões comentadas por diretores, roteiristas, produtores, montadores e atores dos filmes nacionais que serão exibidos no Cine Theatro Carlos Gomes.

Moradores de São Simão e região já podem começar a se programar. Os longas Meu país; Uma história de amor e fúria; e Até que a Sorte nos Separe estão confirmados na programação do festival. Para participar da sessão, basta retirar o ingresso uma hora antes do início do filme na bilheteria do Cine Theatro.

Outras atividades realizadas pelo Festival de Cinema são: III Festival de Curtas-Metragem (com premiação de R$ 1.000,00 aos curtas selecionados, tanto pelo público quanto pelo júri oficial), exibição de curtas de animação infantil e oficinas de cinema para crianças e jovens, de 5 a 17 anos. A programação também inclui apresentações de peças teatrais.

A cerimônia oficial de abertura do III Festival Cultural – Cinema será no dia 7 de agosto, às 20h, no Cine Theatro Carlos Gomes. O evento terá a apresentação musical de Neuza Mahlow e convidados e a exibição dos curtas-metragens desenvolvidos nas oficinas de audiovisual, que estão sendo realizadas nas escolas públicas da cidade.

Segundo a diretora executiva da Origem Produções, Marici Vila, a proposta desse festival é ampliar o contato do interior paulista com as produções nacionais, possibilitando participações de profissionais da indústria cinematográfica brasileira. “É uma maneira de aumentar o envolvimento do público com a arte e criar um novo caminho para o cinema nacional, que está mais focado nas capitais”, afirma.

O III Festival Cultural – Cinema tem a parceria da Prefeitura de São Simão, patrocínio da Viralcool e conta com o apoio do SOS Cultura, Gullane Filmes e Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo através do ProAC (Programa de Ação Cultural).

Pontos turísticos em São Simão – Além de participar do Festival Cultural, o público poderá visitar pontos turísticos do município, que incluem belas paisagens – Morro do Cruzeiro e Prainha do Rio Tamanduá – e prédios históricos, entre eles a Casa de Cultura Marcelo Grassmann, o Museu Histórico Simonense, a Igreja Matriz de São Simão Apóstolo, o Museu São Paulo – Minas, a Biblioteca Municipal, a Câmara de Vereadores e o próprio Cine Theatro Carlos Gomes, que sediará o evento.

São Simão também é a cidade natal de grandes artistas: Tulé Peak, diretor de arte de longas premiados – Cidade de Deus, Ensaio sobre a Cegueira e Tropa de Elite; a família Gullane, da qual fazem parte o roteirista Danilo e os produtores Fabiano e Caio, da Gullane Filmes; e o artista plástico Marcelo Grassmann, reconhecido internacionalmente por suas obras (Grassmann cedeu seu nome ao prêmio que seleciona os melhores curtas-metragens e é dele a gravura de um olho que se tornou a marca do festival).

Sobre a Origem Produções – A empresa atua na gestão cultural de diversas modalidades, como teatro, dança, restauro, música, artesanato, oficinas, entre outras atividades. Os trabalhos são realizados por meio de leis de incentivo fiscal, promovendo e fomentando projetos culturais em diversas regiões do Brasil. Mais informações podem ser obtidas no site www.origemproducoes.com.br.

 

Serviço

III Festival Cultural – Cinema
Data: 
5 a 11 de agosto de 2013
Local: Cine Theatro Carlos Gomes /São Simão/SP
Informações: www.festivalcultural.com