Notícias

Voltar

Ribeirão Preto recebe documentário sobre autismo

Aberto ao público, evento será realizado no dia 25 de abril, às 19h

Neste mês, a cidade de Ribeirão Preto receberá, pela primeira vez, o documentário “Em Busca de um Novo Caminho – Desmistificando o Autismo”, lançado pela ONG Autismo & Realidade – Associação de Estudos e Apoio, com produção executiva da Origem Produções.

Aberto ao público, o evento gratuito acontecerá no dia 25 de abril, às 19h, no Instituto Figueiredo Ferraz. As vagas são limitadas, por isso é necessário confirmar presença pelo e-mail ac-piva@hotmail.com até o dia 22 de abril.

Com relato sobre o desenvolvimento do cérebro social relacionado à compreensão do cérebro autista, o documentário foi baseado nos estudos do psiquiatra Prof. Dr. Marcos Tomanik Mercadante (falecido em 2011), também idealizador da ONG Autismo & Realidade. A produção busca desmistificar, em uma linguagem acessível, o que é o autismo.

A supervisão da obra é da psicóloga Joana Portolese e o roteiro e direção são da cineasta Fabiane Rivero Kalil. A assistente de direção é Júlia Balducci de Oliveira, de 24 anos, jovem formada em cinema pela FAAP e portadora da Síndrome de Asperger – um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), que apresenta muitas semelhanças com relação ao autismo.

“Esse filme serve como uma orientação, para que pessoas comuns, que não sejam especialistas na área, saibam lidar com um autista em qualquer ambiente: família, escola etc. Após exibições em grandes cidades, como São Paulo e Belo Horizonte, o documentário chega ao interior paulista com o objetivo de expandir o conhecimento sobre o diagnóstico do autismo”, afirma Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

A proposta é que pais e educadores, dentre outras pessoas, tenham acesso a todas as informações sobre o autismo, para compreender essa disfunção e facilitar a criação de um canal de comunicação com autistas, promovendo a inclusão.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado em 2 de abril, e a exibição do documentário será realizada na cidade como uma nova ação para auxiliar justamente nessa conscientização de toda a sociedade. Para complementar a iniciativa, a ONG Autismo & Realidade e a Origem Produções também promoverão a terceira edição da Corrida e Caminhada Autismo & Realidade, em São Paulo, no dia 28 de abril, às 8h. Mais informações e inscrições pelo site www.ideeia.org.br/corrida_Autismo/2013/.

O documentário conta com patrocínio do Grupo Virgolino de Oliveira S/A, Guarani – Açúcar , Etanol e Energia, São Manoel,  Banco ABC Brasil Arab Banking Corporation e Cerradinho Bio, e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, além da ONG A&R.

Serviço:

Exibição documentário “Em Busca de um Novo Caminho – Desmistificando o Autismo”

Classificação: Livre

Data: 25 de abril (quinta-feira)

Horário: às 19h

Local: Instituto Figueiredo Ferraz

Endereço: Rua Maestro Ignácio Stabile, nº 200 – Subsetor Sul 1

* CREDITO FOTOGRAFIA OKAMOTO