Notícias

Voltar

Região de Novo Horizonte recebe apresentações teatrais gratuitas por meio do projeto Circuito do Balaco

Com peças para todas as idades, iniciativa irá contemplar 5 cidades, com 60 encenações

O projeto Circuito do Balaco chega às cidades de Sales, Borborema, Novo Horizonte, Irapuã e Itajobi, no interior paulista, para promover a acessibilidade cultural por meio de apresentações teatrais gratuitas. Serão 60 encenações realizadas pela Companhia Balaco do Bacco, de Ribeirão Preto, para estudantes de escolas públicas dos municípios beneficiados pela iniciativa, além das apresentações em espaços culturais.

Com as peças Um Homem no Sótão, Amor sem Limites e Barrela, a iniciativa tem como proposta atuar como uma alternativa de inserir crianças, adolescentes e adultos no universo artístico, ampliando seus conhecimentos e o pensamento crítico.

“Incentivar o interesse e a participação de comunidades com pouco acesso a manifestações artísticas em ações culturais é o nosso principal objetivo, a fim de utilizar a arte como complemento no desenvolvimento social de jovens e adultos”, diz Renato Grecco, diretor da Companhia Balaco do Bacco.

Nas escolas, a Cia. apresentará, predominantemente, a peça infantil Um Homem no Sótão, que conta a história de Heitor, um autor de livros em apuros por ter sua vida invadida por personagens de sua imaginação, furiosos, exigindo mudanças nas histórias. As encenações terão início em 16 de julho e prosseguem até outubro. Mais de 5 mil alunos serão beneficiados, o projeto abrangerá mais de 25 escolas municipais e estaduais.

As apresentações teatrais abertas ao público serão realizadas em Novo Horizonte,no Centro Cultural Gino de Biasi Filho, nos dias 19 e 26 de julho, 8 e 9 de agosto,19 de setembro e 3 de outubro. Além da peça Um Homem no Sótão, os espetáculos abrangem as obras Amor sem Limites, classificação 14 anos, e Barrela, com faixa etária de 18 anos. Os convites devem ser retirados com uma hora de antecedência no próprio local.

A peça Amor sem Limites é inspirada nos programas de rádio que faziam a cabeça de todos até a década de 50, abordando o universo da rádio-novela em uma trama irônica. O público conhecerá a história de uma menina do interior que sonha em se mudar para a capital e conhecer seu grande amor eque terá sua vida narrada pela doce voz do rádio, do locutor Cirineu Pinto. É uma obra cheia de suspense e humor.

Já em Barrela, obra do dramaturgo Plínio Marcos, a Companhia Balaco do Bacco retrata a história de um rapaz que foi preso, por conta de uma briga num bar, na mesma cela de marginais, assassinos e estupradores. Violentado brutalmente por todos, vê seu futuro marcado para sempre. A peça demonstra como a sobrevivência é a única regra em um mundo protegido pelas grades do sistema carcerário brasileiro.

Oficina Teatrar

A iniciativa contempla também para os estudantes a realização da oficina Teatrar, que propõe a iniciação ao teatro, com técnicas cênicas de voz e improvisação. Três oficinas já foram realizadas no mês de junho, para toda a comunidade, durante a Festa das Naçõesde Novo Horizonte. Mais oficinas estão previstas para julho e outubro.

O projeto Circuito do Balaco tem patrocínio da Usina Estiva, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAc), da Secretaria de Cultura do Estado, gestão da Origem Produções e apoio do Centro Cultural de Novo Horizonte, prefeituras municipais de Sales, Borborema, Novo Horizonte, Irapuã e Itajobi.

Programação
Apresentações abertas ao público de Novo Horizonte e região

Um Homem no Sótão
Data:19 de julho
Horário:17h
Local:Centro Cultural de Novo Horizonte
Classificação:Livre

Amor sem Limites
Datas:26 de julho, 19 de setembro e 3 de outubro
Horário:20h30
Local:Centro Cultural de Novo Horizonte
Classificação:14 anos

Barrela
Data:8 e 9 de agosto
Horário:20h30
Local:Centro Cultural de Novo Horizonte
Classificação:18 anos (contém cenas de nudez, sexo e violência)

Centro Cultural
Endereço: Rua Carvalho Leme, 534 – Centro/ Novo Horizonte (SP)

Informações para a imprensa:

ComTexto Comunicação Corporativa
Thaís Campos – thaiscampos@ctexto.com.br
Júlia Berwerth – julia@ctexto.com.br
(16) 3964-7000