Notícias

Voltar

Projeto Um Olhar Sobre a Cidade encerra atividades em Viradouro

Entre agosto e novembro, educadores da cidade participaram de oficinas artísticas gratuitas para desenvolverem um olhar mais sensível sobre o município; proposta foi obtida com sucesso

 O projeto Um Olhar Sobre A Cidade foi encerrado na última semana, no dia 10, na cidade de Viradouro, com a participação de alunos, das facilitadoras da iniciativa, do patrocinador e de autoridades locais.  Em uma ação ao vivo, a céu aberto, o trabalho final resultou em um painel de 20 metros, instalado no local da reforma do Teatro de Viradouro. Nele, foram inseridos adesivos com detalhes amplificados dos trabalhos produzidos por 15 educadores do município durantes as oficinas gratuitas de desenho, fotografia e criação.

No local, a interação dos alunos com as facilitadoras Yani Lucato, Suely Ferrer, Débora Paiva e Rita Barbosa demonstrou o entrosamento obtido no decorrer do projeto e o envolvimento de cada participante. A proposta era de sensibilizar o olhar dos educadores sobre questões culturais, artísticas e arquitetônicas do município.

“Eu nasci em Viradouro, depois morei 40 anos fora e retornei para cidade em 2009, então foi gratificante poder ouvir sobre minhas raízes, aprender sobre o senso estético dos ambientes e do olhar próprio que se pode ter para cada detalhe. O curso foi uma agradável surpresa”, afirma Maria Rita da Cruz, umas das participantes.

Para Renata Toniello, diretora administrativa da Usina Viralcool, empresa patrocinadora do projeto, a iniciativa é uma das maneiras de aproximar os moradores com os reais valores da cidade, daquilo que ela oferece. “O projeto Um Olhar Sobre A Cidade foi fundamental para reforçar em nossos educadores o desejo de apropriação do patrimônio e da cultura da cidade. O que incentiva na preservação e na valorização de Viradouro. Os participantes serão os multiplicadores dessa visão”, diz.

A solenidade de encerramento foi realizada às 16h30 e contou também com a presença de Maicon Lopes, prefeito da cidade, e Liliana Rossi, diretora supervisora de ensino de Viradouro, que reforçaram a importância do projeto na conscientização dos alunos para a preservação do patrimônio. “As oficinas vieram para reafirmar nosso objetivo de promover na população a conscientização de que todos são agentes responsáveis pelas transformações da cidade e da própria sociedade. Ao se conhecerem melhor, eles também olham com mais sensibilidade para o patrimônio e aprendem a cuidar, a conservar. Esses alunos com certeza irão repassar essa ideia a outras pessoas e formarem novos olhares”, ressalta Liliana.

O projeto Um Olhar Sobre a Cidade tem o patrocínio da Viralcool, apoio do Programa de Ação Cultural (ProAc), do Governo do Estado de São Paulo, parceria da Secretaria de Educação de Viradouro e gestão da Origem Produções.

Teatro de Viradouro

A Usina Viralcool também é a responsável pela reforma do Teatro de Viradouro, que está sendo requalificado para atender 192 espectadores, receber diversas atividades culturais e garantir o bem-estar e a qualidade técnica para artistas e o público em geral. O palco, por exemplo, que abrangerá uma área de 90m², receberá vestimenta cênica e modernos equipamentos de som e luz.

A reforma vem sendo executada a todo vapor. Já foram realizadas as demolições necessárias e a elevação do pé direito da construção e, neste mês, iniciaram as obras da parte anexa, que abrange a entrada do público (recepção, banheiro e área de convivência). A revitalização do antigo prédio tem como propósito fomentar o convívio cultural no município e na região.

Além do patrocínio da Usina Viralcool, por meio do ProAc – Programa de Ação Cultural, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o projeto de reforma do teatro tem apoio da Prefeitura Municipal e gestão da Origem Produções.

 

Informações para a imprensa:

 

ComTexto Comunicação Corporativa

Thais Campos – thaiscampos@ctexto.com.br

Júlia Berwerth – julia@ctexto.com.br

Ribeirão Preto – (16) 3964-7000 / 9766-2753

www.ctexto.com.br