Notícias

Voltar

Projeto Oficina Nômade lança Manual de Referências para artesãos de Novo Horizonte e região

Documento contém resultado de pesquisa de ícones e imagens que remetem à história e à cultura do município

No dia 9 de maio, às 10h, o projeto Oficina Nômade, patrocinado pela Usina Santa Isabel com apoio do Proac, irá lançar o Manual de Referências para os alunos das oficinas e artesãos de Novo Horizonte e região. O café da manhã será no Centro Cultural de Novo Horizonte, parceiro da ação, e terá a presença dos designers Christian Ullmann, coordenador do projeto, e Silvio França, responsável pelas oficinas de serigrafia e estêncil. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Novo Horizonte e produção executiva da Origem Produções.

O documento que será apresentado contém o resultado da pesquisa realizada no município e as sugestões de referências iconográficas sobre a história e valores culturais de Novo Horizonte. “Desde o início das oficinas em 2014, estamos realizando entrevistas com moradores, pesquisas a arquivos históricos e visitas a locais representativos. A partir desses elementos, identificamos alguns ícones, imagens e paleta de cores e desenvolvemos esse manual, que funciona como um guia de referências visuais para os artesãos”, explica a designer Tânia de Paula, consultora do projeto.

A proposta dos designers é despertar o olhar dos artesãos para uma produção diferenciada, que tenha a cara e o tom da cidade, sem se esquecer da técnica, estética e funcionalidade. “Um trabalho artesanal que traga a história de um município ou região é atrativo para turistas e moradores, por isso esse conhecimento gerado no Oficina Nômade contribui para a preservação da cultural local, geração de renda e turismo”, afirma Ullmann. Segundo ele, o legado deixado pelas oficinas na vida dos artesãos ultrapassa o caráter técnico e avança pela imagem que ele tem de si próprio, da cidade e região onde está inserido. Os valores locais são ressaltados para estimular os sentidos para outras realidades, para que assim, consigam entender, traduzir e transformar aqueles objetos do cotidiano, na forma de um produto artesanal.

No caderno de referências, é possível notar que tudo pode ser fonte de inspiração: as pessoas, os costumes, as ruas, a arquitetura, o clima, a comida, a vocação econômica, entre tantos outros elementos. Muitas imagens foram criadas ou identificadas pelos próprios alunos durante as oficinas gratuitas realizadas ao longo do ano e irão estampar as linhas de produtos que serão lançadas em julho.

Desafio

Com o manual de referências em mãos, artesãos e aprendizes serão desafiados e desenvolverem, em 20 dias, novos produtos com a utilização dessas referências e das técnicas e matérias-primas apresentadas durante as aulas, como o bagaço da cana-de-açúcar, cerâmica, e serigrafia e estêncil. Nos dias 29 e 30 de maio, os designers voltam a Novo Horizonte para conhecerem o resultado da nova produção dos artesãos e aprendizes. “Agora é a hora da experimentação, de testar a união das técnicas, considerar as referências do manual e finalizar em forma de produto todos os ensinamentos das oficinas feitas no ano passado”, diz Andressa Sirino, da Origem Produções, que assina a produção executiva do Oficina Nômade.

Mesmo os artesãos de Novo Horizonte que não frequentaram as aulas estão convidados a conhecer o Caderno de Referências e se juntar ao grupo que vai desenvolver uma linha de produtos para a comercialização no Centro Cultural e na Casa do Artesão.

Lançamento da nova linha de produtos

Em 1 de agosto, o projeto se encerra com uma exposição das linhas de produtos do Oficina Nômade, além dos lançamentos do catálogo e do site.

O projeto Oficina Nômade completa 15 anos e percorreu cidades nacionais e internacionais com o objetivo de estimular a criação de novos produtos artesanais, além de promover a geração de renda e o desenvolvimento social em cada região. Esta é a segunda edição no interior de São Paulo e tem patrocínio da Usina Santa Isabel, por meio do Proac, apoio do Centro Cultural Gino de Biasi Filho e Prefeitura de Novo Horizonte e gestão da Origem Produções.

 

Serviço:

OFICINA NÔMADE – Lançamento Manual de Referências

Café da manhã para artesãos e aprendizes

Dia: 9 de maio de 2015

Hora: 10h às 12h

Local: Centro Cultural de Novo Horizonte – rua Carvalho Leme, 534

Mais informações:  contato@origemproducoes.com.br / 16 3623-8012

http://centroculturalnh.com.br/ www.origemproducoes.com.br