Notícias

Voltar

Projeto Oficina Nômade lança linha de produtos desenvolvida por artesãos e catálogo

Evento será realizado no dia 1º de agosto no Centro Cultural de Novo Horizonte, com exposição e apresentação de violeiros

No dia 1º de agosto, das 11h às 16h, o projeto Oficina Nômade, patrocinado pela Usina Santa Isabel com apoio do Proac, irá lançar a linha de produtos artesanais desenvolvida pelos alunos das oficinas de Novo Horizonte. O evento será no Centro Cultural de Novo Horizonte, parceiro da ação, e inclui a exposição dos produtos elaborados pelos artesãos e jovens alunos, lançamento do catálogo de produtos e do site, e apresentações de violeiros. Um bate-papo sobre os resultados do projeto também será realizado com a presença dos designers Christian Ullmann e Tania de Paula, coordenadores do projeto, e do designer Silvio França, responsável pelas oficinas de serigrafia e estêncil. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Novo Horizonte por meio da Divisão de Cultura e Secretaria Municipal de Educação, Casa do Artesão e produção executiva da Origem Produções.

Foram 12 meses de projeto, o que envolveu pesquisa a respeito das referências iconográficas sobre a história e valores culturais de Novo Horizonte e o desenvolvimento de um Manual de Referências. A proposta dos designers é despertar o olhar dos artesãos para uma produção diferenciada, que tenha a cara e o tom da cidade, sem se esquecer da técnica, estética e funcionalidade. “Um trabalho artesanal que traga a história de um município ou região é atrativo para turistas e moradores, por isso esse conhecimento gerado no Oficina Nômade contribui para a preservação da cultural local, geração de renda e turismo”, afirma Ullmann. Segundo ele, o legado deixado pelas oficinas na vida dos artesãos ultrapassa o caráter técnico e avança pela imagem que ele tem de si próprio, da cidade e região onde está inserido.

Os valores locais são ressaltados para estimular os sentidos para outras realidades, para que assim, consigam entender, traduzir e transformar aqueles objetos do cotidiano, na forma de um produto artesanal. “Desde o início das oficinas em 2014, estamos realizando entrevistas com moradores, pesquisas a arquivos históricos e visitas a locais representativos. A partir desses elementos, identificamos alguns ícones, imagens e paleta de cores e desenvolvemos um manual, que funciona como um guia de referências visuais para os artesãos”, explica a designer Tânia de Paula, consultora do projeto.

No manual de referências e no catálogo, é possível notar que tudo pode ser fonte de inspiração: as pessoas, os costumes, as ruas, a arquitetura, o clima, a comida, a vocação econômica, entre tantos outros elementos. Muitas imagens foram criadas ou identificadas pelos próprios alunos durante as oficinas gratuitas realizadas ao longo do ano e irão estampar as linhas de produtos que serão lançadas no dia 1º de agosto.

 

O bagaço da cana-de-açúcar

 

Um dos desafios e destaques do projeto foi o uso do bagaço de cana-de-açúcar – matéria-prima fornecida pela Usina Santa Isabel. “As oficinas permitiram a experimentação, a união das técnicas, o que resultou em produtos muito interessantes que o público poderá conferir no lançamento do dia 1º”, diz Andressa Sirino, da Origem Produções, que assina a produção executiva do Oficina Nômade.

“Incentivar projetos que proporcionem à população o contato com a cultura brasileira, seja através da música, dança, artes plásticas ou qualquer manifestação cultural, é um dos objetivos da Usina Santa Isabel. Contribuir com este projeto nos fez enxergar que a arte pode estar presente em qualquer lugar. Vimos o nosso bagaço de cana-de-açúcar se transformar em obras de arte, isso mostra o quanto nosso país é rico e o quanto ainda temos a aprender e a ensinar. Que esta arte se propague e que muitos possam conhecê-la”,  ressalta Jorge Luis Brosso, Gerente Fiscal Tributário da Usina Santa Isabel.

.

O projeto

O projeto Oficina Nômade completa 15 anos e percorreu cidades nacionais e internacionais com o objetivo de estimular a criação de novos produtos artesanais, além de promover a geração de renda e o desenvolvimento social em cada região. Esta é a segunda edição no interior de São Paulo e tem patrocínio da Usina Santa Isabel, por meio do Proac, realização da iT Projetos, Origem produções e Centro Cultural Gino de Biasi Filho, além do apoio da Casa do Artesão, Secretaria Municipal de Educação e Divisão de Cultura de Novo Horizonte.

 

Serviço:

OFICINA NÔMADE – Lançamento da linha de produtos, catálogo e site

Dia: 1º de agosto 2015

Hora: 11h às 16h

Local: Centro Cultural de Novo Horizonte – rua Carvalho Leme, 534

Mais informações:  contato@origemproducoes.com.br / 16 3623-8012

http://centroculturalnh.com.br/ www.origemproducoes.com.br