Notícias

Voltar

Projeto leva alunos da rede pública de Novo Horizonte para intercâmbio cultural em Valência, na Espanha

A segunda edição do projeto Era Uma Vez Europa conta com o patrocínio da Usina São José Estiva e tem gestão da Origem Produções

A cidade de Novo Horizonte sediou, no dia 13 de março, o lançamento oficial da segunda edição do projeto Era Uma vez Europa, no Centro Cultural Gino de Biasi Filho. A cerimônia marcou a abertura das inscrições e esclareceu o objetivo da iniciativa, que contempla também a cidade de Guarujá/ SP.

Voltado para estudantes do 9º ano de cinco escolas da rede pública de ensino do município, o Era Uma Vez Europa tem como intuito principal incentivar o interesse dos jovens pela cultura e pela leitura, contribuindo para o conhecimento histórico-cultural de outro país, além do Brasil. Para isso, o projeto será divido em três etapas: Redação, Capoeira e Intercâmbio, e os professores de português das escolas selecionadas participarão de oficinas de capacitação. Os encontros pedagógicos buscam preparar o professor para orientar os estudantes no desenvolvimento dos conteúdos de português, literatura, redação e produção de texto, deixando-os aptos a participarem da primeira etapa do concurso.

Na fase das redações, os 877 alunos participantes de Novo Horizonte terão aulas preparatórias de leitura, produção de textos, interpretação, pesquisa, entre outras, para então participar do Concurso de Redação, que será realizado em um único dia. O tema da redação será apresentado apenas no dia da prova. Dessa etapa, 35 serão selecionados e terão os textos publicados no livro Era uma vez… Europa, que será distribuído em escolas e bibliotecas do Brasil e da Europa. O livro terá, ao todo, 100 redações, entre as produzidas em Novo Horizonte e Guarujá.

A relação dos 100 alunos será divulgada no dia 26 de junho em um evento realizado pela Usina Estiva, patrocinadora da ação. A lista também estará disponível no site oficial do projeto www.eraumavezeuropa.com.br e nas escolas participantes. Os estudantes terão até três dias úteis para manifestar interesse em prosseguir na próxima etapa e apresentar os documentos e autorizações necessárias.

Depois dessa seleção, os alunos aprovados irão participar do Campus de Capoeira, em que ficarão seis dias participando de atividades culturais e de recreação e convivendo com valores históricos do país. A proposta é que os estudantes despertem o interesse pela música, esporte e dança, além da leitura, e valorizem sua integração na sociedade. A segunda etapa resultará na seleção de 20 alunos, sendo oito de Novo Horizonte.

A terceira e última etapa do projeto consiste no intercâmbio para Valência, na Espanha.  A viagem terá dez dias de duração, período em que os alunos visitarão pontos turísticos e educativos, terão a oportunidade de trocar experiência com alunos locais e farão apresentações de capoeiras em algumas escolas.

“O cidadão que tem mais cultura, tem mais educação, segurança e qualidade de vida. Por isso, para nós da Estiva, é uma honra participar de programas como esse. Significa oferecer aos jovens oportunidades que irão se traduzir em mudanças e melhorias para suas vidas”, diz Sandro Cabrera, diretor da Usina Estiva.

Interessados em participar do Era Uma Vez Europa devem se inscrever até o dia 11 de abril com o professor de português responsável das escolas participantes. O projeto irá envolver cerca de 2 mil jovens. “O trabalho proposto por essa ação possibilita oportunidades únicas de conhecimento e educação aos jovens envolvidos. É excelente ver o interior paulista atuando com um projeto desse porte, ainda mais por sua bagagem cultural”, afirma Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

A iniciativa tem patrocínio da Usina São José da Estiva, por meio da Lei Roaunet, e gestão de Origem Produções.

 

Programação Novo Horizonte:

I Encontro de Capacitação Professores – 22 de março

Entrega da ficha de Inscrição ao Professor responsável – 11 de abril

II Encontro de Capacitação Professores – 14 de abril

III Encontro de Capacitação Professores – 29 de abril

IV Encontro de Capacitação Professores – 31 de maio

Concurso de Redação – 7 de junho

Avaliações das Redações – de 15 a 25 de junho

Divulgação dos selecionados para o Campus Capoeira – 26 de junho

Entrega da ficha de participação dos alunos na Sec. da Escola – 2 de julho

Informações para a imprensa:

ComTexto Comunicação Corporativa

Thaís Campos – thaiscampos@ctexto.com.br

Júlia Berwerth – julia@ctexto.com.br

Ribeirão Preto – (16) 3964-7000

www.ctexto.com.br