Notícias

Voltar

Projeto “Era Uma Vez… Brasil” leva 10 alunos cariocas para a Europa em companhia do escritor Laurentino Gomes

Anúncio dos selecionados que viajam para Portugal será nesta sexta, 26/08

Alunos das escolas públicas do Rio de Janeiro não imaginavam que um dia teriam a oportunidade de conhecer a Europa em companhia do escritor Laurentino Gomes, para percorrer os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. Para ter essa oportunidade, durante sete dias, cerca de 80 estudantes do oitavo ano dos ginásios cariocas participaram de oficinas culturais de teatro, audiovisual, capoeira e HQs em um campus em tempo integral.

A programação é parte da penúltima etapa do projeto “Era Uma Vez…Brasil”, no qual os dez alunos que mais se destacaram serão selecionados para um intercâmbio cultural de dez dias em Lisboa para aprender mais sobre a origem e a cultura do nosso País. Além disso, as melhores tirinhas em quadrinhos produzidas pelos participantes do projeto integrarão o livro Era uma vez… Brasil, que será transformado em e-book. Além do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Novo Horizonte (SP), Belo Jardim (PE), Salvador (BA) e Mata de São João (BA) também estão sendo sede para o projeto.

A primeira etapa se concentrou na inscrição de cerca de 5 mil estudantes com produção de histórias em quadrinhos e vídeos com a temática do projeto: a vinda da família real para o Brasil, baseado no livro 1808, do escritor Laurentino Gomes. Os cem alunos melhor avaliados de cada cidade seguiram para o programa de atividades no campus. No Rio de Janeiro, a semana foi de 1 a 7 de agosto.

Para compartilhar com as famílias e professores os resultados dos produtos culturais e anunciar os selecionados à viagem a Portugal, além de promover a confraternização entre os alunos, será realizado o “Era Uma Vez…Um Curta!”, com apresentação dos curtas-metragens e livro de HQs finalizados no período. No Rio de Janeiro, o evento acontece em 26 de agosto, no auditório da Estácio, Campus João Uchôa. Já em São Paulo, em 1º de setembro, no Teatro Fernando de Azevedo, localizado no prédio da Secretaria Estadual da Educação.

o projeto

Criado pela Origem Produções, o ‘Era uma Vez… Brasil’ é um programa de atividades que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais.

Estimular a compreensão dos alunos sobre a história do Brasil e seus reflexos atuais é um dos pontos fundamentais do ‘Era uma Vez… Brasil’. Laurentino Gomes acredita que o projeto amplia a visão dos alunos sobre os acontecimentos atuais baseado no olhar histórico.  “Hoje, o Brasil enfrenta os desafios da democracia e nós estamos vendo isso nos noticiários políticos. É a história que vai explicar quem somos, o que nos diferencia das outras culturas, quais são as nossas dificuldades e nossas virtudes. Estudantes e professores olhando para o passado vão poder entender melhor o Brasil de hoje e os desafios daqui pra frente como cidadania”.

Com três etapas, o projeto contemplou mais de 5 mil estudantes nas cinco cidades em que é realizado. “Além de propor a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, o programa estimula também a escrita e a leitura, além do conhecimento mais aprofundado sobre capoeira, teatro, música, história em quadrinhos (HQ) e audiovisual”, explica Andressa Sirino, gestora cultural da Origem Produções.

Intercâmbio

Serão dez dias de novembro em Lisboa – Portugal, vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. Além das visitas, o grupo de 80 adolescentes irá apresentar os curtas-metragens produzidos na segunda etapa do projeto e divulgar o livro de HQs junto às escolas e locais visitados. O intercâmbio terá a participação do escritor Laurentino Gomes, que acompanhará os intercambistas na viagem comentando sobre locais e fatos históricos narrados no livro.

O ‘Era uma Vez… Brasil’ dá continuidade a um projeto anterior da mesma produtora, intitulado Era Uma Vez… Europa, realizado nos anos de 2011 e 2014 nas cidades de Novo Horizonte e Guarujá, em São Paulo. Em 2016, o projeto tem patrocínio da instituição de ensino superior Estácio, Bateria Moura e Usina São José da Estiva, apoio cultural do Tivoli, além de apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Embaixada de Portugal no Brasil, Instituto Camões e Secretaria Municipal de Educação. Com realização da Origem Produções, o programa conta ainda com parceria do MINC, via Lei Rouanet.

Serviço:

Era Uma Vez…Um Curta!

Rio de Janeiro

Data: 26 de agosto de 2016

Horário: 10 horas

Local: Auditório da Estácio – Campus João Uchôa

Rua do Bispo, 83 – bairro Rio Comprido – Rio de Janeiro -RJ

 

São Paulo

Data: 1 de setembro de 2016

Horário: 16 horas

Local: Teatro Fernando de Azevedo, localizado no prédio da Secretaria Estadual da Educação – Praça da República, 53

São Paulo – SP