Notícias

Voltar

Projeto “Era Uma Vez Brasil” inicia encontros com professores de História de Lençóis Paulista e Macatuba

Objetivo é capacitar os educadores a utilizar as Histórias em Quadrinhos (HQ) e os Vídeos como ferramentas de ensino-aprendizagem de História.

 Lançado no último dia 19 de abril em evento no Espaço Cultural Cidade do Livro, o projeto “Era Uma Vez… Brasil” acaba de iniciar os encontros com professores de História das cidades de Lençóis Paulista e Macatuba. A ação é uma iniciativa da Origem Produções e do Grupo Lwart, que levarão alunos do oitavo ano, do ensino fundamental II e professores da rede pública de ensino, para um intercâmbio cultural de 10 dias em Lisboa (Portugal), a fim de percorrer os caminhos e reviver o trajeto da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil.

Nesta primeira etapa, os professores de História participam de seis encontros, de Oficinas de Formação, para que eles estejam aptos a utilizar as Histórias em Quadrinhos (HQ) e os Vídeos como ferramentas de ensino-aprendizagem desta disciplina. O foco dos encontros é trazer novas abordagens possíveis para o estudo da história e literatura. A partir daí, eles estarão aptos a orientar os alunos inscritos no projeto – com propostas de atividades de leitura, pesquisa e produção – na produção de trabalhos que serão avaliados em uma etapa seguinte, com 100 alunos.

“O intuito dos encontros de formação é apresentar a etapa pedagógica do projeto, o contexto histórico envolvido e as técnicas para o desenvolvimento das atividades solicitadas. Nesta etapa será possível conhecer os professores parceiros, incentivar a troca de experiências entre eles e propor momentos de reflexão aos diferentes modos de pensar a História na escola”, explica Adriana Cristina de Godoy, coordenadora pedagógica do projeto.

Com três etapas, o projeto vai contemplar, até novembro, mais de cinco mil estudantes nas cidades em que será realizado, nos estados de São Paulo, Pernambuco e Bahia. Além de propor a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, o programa estimula também a escrita e a leitura, além do conhecimento mais aprofundado sobre capoeira, teatro, música, história em quadrinhos (HQ) e audiovisual.

Após a preparação do corpo docente, com material didático específico, acontece a fase de produção específica dos alunos. De acordo com o desempenho deles, serão selecionados 100 participantes para a etapa CAMPUS, um dos destaques do projeto, que acontecerá no mês de julho, período de férias escolares, e os levará para um ‘acampamento’, onde poderão fazer uma imersão às diferentes linguagens artísticas e participando de oficinas de HQ, teatro, música, capoeira e audiovisual, entre outras atividades. E os 12 alunos melhores avaliados no projeto farão o intercâmbio, junto com dois professores, no mês de novembro.

Sobre a Origem Produções
A Origem Produções é uma empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social.

Fundada em 2007, a empresa desenvolve trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.

Sobre o Grupo Lwart
Fundado em 1975, o grupo industrial 100% brasileiro sediado em Lençóis Paulista (SP), tem sua história marcada pelo empreendedorismo e investimento contínuo.

As empresas, Lwart Lubrificantes, líder em coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado na América Latina, e Lwarcel Celulose, que produz celulose para o mercado nacional e exportação a partir de florestas plantadas de eucalipto, empregam aproximadamente 2,1 mil colaboradores próprios e terceiros.

O Grupo Lwart investe na expansão de seus negócios com base nos seus valores e modernos princípios de governança corporativa. Para a empresa, sustentabilidade é fazer hoje cuidando do futuro e envolve a preservação do meio ambiente, a construção de relacionamentos duradouros e a contribuição para desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está presente. Para saber mais sobre o Grupo Lwart, acesse: www.lwart.com.br.