Notícias

Voltar

Projeto Circuito do Balaco realiza apresentações teatrais gratuitas para a comunidade

Serão 20 espetáculos durante os meses de setembro e outubro; iniciativa abrange cinco cidades e tem patrocínio da Usina Ipiranga

Com o intuito de incentivar a difusão da arte e da cultura por meio do teatro, o projeto Circuito do Balaco chega às cidades de Mococa, Descalvado, Cajuru, Cássia dos Coqueiros e Santa Eudóxia. Com 20 apresentações teatrais gratuitas na programação, realizadas pela Companhia Balaco do Bacco, de Ribeirão Preto, as encenações acontecem nos anfiteatros e teatros dos municípios e são voltadas para toda a comunidade.

O teatro é uma ferramenta que mistura o lúdico e o construtivo, levando lazer e aprendizado para crianças, jovens e adultos. O projeto Circuito do Balaco é uma das oportunidades para que a comunidade amplie seus conhecimentos e se aproxime da arte, prestigiando as peças Um Homem no Sótão e Amor sem Limites.

“A itinerância do projeto é fundamental, pois a carência de acesso a cultura é enorme longe dos grandes centros. O espetáculo teatral quebra paradigmas e possibilita o desenvolvimento da criatividade em crianças, jovens e adultos, permitindo que vivenciem a história, ouçam e sintam a arte. Muitas vezes, o contato com a cultura acaba sendo somente pela TV ou por meio de contação de histórias, e o teatro traz uma experiência rica para o público”, diz Renato Grecco, diretor da Companhia Balaco do Bacco.

A Cia. apresentará, predominantemente, a peça infantil Um Homem no Sótão, que conta a história de Heitor, um autor de livros em apuros por ter sua vida invadida por personagens de sua imaginação, furiosos, exigindo mudanças nas histórias. As encenações terão início em 10 de setembro e prosseguem até outubro.

As apresentações teatrais abertas ao público serão realizadas em Descalvado, nos dias 10 e 11 de setembro; em Santa Eudóxia, no dia 12/09; em Cássia dos Coqueiros, no dia 17/09, e em Cajuru, nos dias 24 e 25 de setembro. Em outubro, Mococa receberá a Companhia nos dias 8, 9 e 10.

A peça Amor sem Limites, com classificação de 14 anos, é inspirada nos programas de rádio que faziam a cabeça de todos até a década de 50, em uma trama que proporciona a reflexão crítica, e também irônica, sobre o universo da rádio-novela. O público conhecerá a história de uma menina do interior que sonha em se mudar para a capital e conhecer seu grande amor e que terá sua vida narrada pela doce voz do rádio, do locutor Cirineu Pinto. É uma obra cheia de suspense e humor.

O projeto Circuito do Balaco tem patrocínio da Usina Ipiranga, com unidades em Mococa e Descalvado, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAc), da Origem Produções e apoio das prefeituras municipais de Mococa, Descalvado, Cajuru, Cássia dos Coqueiros e Santa Eudóxia.

Programação

Descalvado

Um Homem no Sótão
Data: 10 de setembro
Horário: 9h30, 14h e 19h30
Classificação: Livre

Um Homem no Sótão
Data: 11 de setembro
Horário: 9h30 e 14h
Classificação: Livre

Amor sem Limites
Datas: 11 de setembro
Horário: 19h30
Classificação: 14 anos

Local: Cine Teatro Estação
Endereço: Rua Dom Pedro II s/n, Centro (Ao lado do Museu Municipal)

Santa Eudóxia

Um Homem no Sótão
Data: 12 de setembro
Horário: 10h e 13h
Classificação: Livre
Local: Barracão da Paróquia de Santa Eudóxia
Endereço: Rua Santa Eudóxia, nº43

Cássia dos Coqueiros

Um Homem no Sótão
Data: 17 de setembro
Horário: 10h e 13h30
Classificação: Livre
Local: Centro Comunitário de Cássia dos Coqueiros
Endereço: Rua Padre Cassiano, 329, Centro

Cajuru

Um Homem no Sótão
Data: 24 e 25 de setembro
Horário: 10h e 13h30
Classificação: Livre

Local: Anfiteatro da Casa da Cultura (Casa das Artes e Cultura Professor Luci Teosilo Elias)
Endereço: Rua Sampaio Moreira, 420, Centro

Mococa

Um Homem no Sótão
Data: 8 e 9 de outubro
Horário: 10h e 14h
Local: Teatro
Classificação: Livre

Amor sem Limites
Datas: 10 de outubro
Horário: 10h e 14h
Local: Teatro
Classificação: 14 anos

Local: Teatro Municipal Pedro Ângelo Camin
Endereço: Praça Marechal Deodoro, Centro

Informações para a imprensa:

ComTexto Comunicação Corporativa
Larissa Costa – larissacosta@ctexto.com.br
Thaís Campos – thaiscampos@ctexto.com.br
(16) 3964-7000