Notícias

Voltar

Paraguaçu Paulista terá apresentações da peça teatral “Por Água Abaixo” nos dias 23 e 24 de novembro

Com patrocínio da Cocal, serão realizadas gratuitamente 6 apresentações sobre o tema sustentabilidade e duas oficinas de teatro para público infanto-juvenil

Crianças e jovens de Paraguaçu Paulista terão a oportunidade de assistir à peça “Por Água Abaixo”, da companhia teatral Cia Balaco do Bacco, nos dias 23 e 24 de novembro. O enredo é inspirado em fatos recentes, como a crise hídrica em São Paulo, e traz um alerta sobre a necessidade de a sociedade viver de forma mais sustentável. O espetáculo tem estética orientada pelo visual das Histórias em Quadrinhos e faz parte do projeto Capitão Sustentâneo, que tem produção executiva da Origem Produções, apoio da prefeitura de Paraguaçu Paulista e conta com o patrocínio da Cocal – Energia Responsável, por meio do Proac – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

A “Por Água Abaixo” será apresentada em seis sessões abertas e gratuitas em escolas do município, já que o Teatro Municipal está em reforma. No dia 23/11, às 8h e às 10h, a encenação será na EMEF Alexandrina Penna, na Barra Funda, e às 14h e às 16h, na EMEF Prof. Célio Rodrigues Siqueira, no Jardim das Oliveiras. No dia seguinte, 24/11, a EMEF Profª. Cléia Caçapava Silva terá sessões às 8h e às 14h, e ainda a Cia Balaco do Bacco vai oferecer duas oficinas de iniciação teatral para jovens, com 20 vagas cada, às 10h e às 16h, na escola do Jd. Murilo Macedo.

A peça conta a história da incansável dupla de super-heróis Capitão Sustentâneo e Olavinho. Sua missão é lutar contra os inimigos da natureza que se uniram em um plano maléfico. Agora, a dupla sustentável precisa descobrir quem está por trás deste terrível plano e proteger a natureza e a população de Farturolândia, um país ensolarado com muita água e recursos naturais.

Com uma repórter estranha, uma dupla de heróis atrapalhados e vilões bizarros, “Por Água Abaixo” aborda de forma divertida um dos maiores desafios da atualidade: a sustentabilidade. A Cia Balaco do Bacco, de Ribeirão Preto (SP), busca em suas montagens um diálogo mais próximo com o público infanto-juvenil por acreditar na importância das artes na formação do ser humano. “Queremos fomentar reflexões que possam ser discutidas também nas escolas, a peça pode ser um catalisador para esse diálogo. E falar diretamente com o público jovem, que vai encarar esse problema da escassez de recursos naturais em um futuro próximo é essencial”, diz Renato Grecco, diretor da peça.

“Este ano está sendo a primeira temporada da peça, e as apresentações têm sido um sucesso, pois embora o tema seja sério, há humor no roteiro, marca característica do Balaco, o que facilita a interação com o público-alvo. Além de Paraguaçu Paulista, a Cocal ofereceu sessões em Narandiba”, diz a produtora cultural Andressa Sirino, da Origem Produções.

A Cocal investe em cultura e esporte para promover o desenvolvimento das comunidades e se utiliza inclusive dos programas incentivados para possibilitar que seus impostos sejam revertidos para a própria região. “Nosso objetivo é proporcionar arte e cultura para crianças e jovens. Sempre é importante frisar que a parceria com as Prefeituras também é fundamental para os resultados destes programas”, diz Battle Moreira, Supervisor de Bem Estar.

A agenda completa você confere no site www.origemproducoes.com.br

SOBRE A COCAL – Energia Responsável

De origem familiar, a Cocal – Energia Responsável é uma empresa 100% nacional, fundada em 1980 na cidade de Paraguaçu Paulista, por Carlos Arruda Garms, com a implantação do Proálcool. As atividades iniciaram com foco na produção de etanol para o abastecimento regional. Há mais de três décadas no mercado sucroenergético nacional, a Cocal produz açúcar, etanol e cogera energia elétrica a partir da biomassa em suas plantas industriais, localizadas nos municípios de Paraguaçu Paulista e Narandiba, no interior do Estado de São Paulo. Hoje, é uma das mais importantes companhias do setor sucroenergético, compreendendo a produção de cana-de-açúcar, etanol e energia elétrica.

SOBRE A ORIGEM PRODUÇÕES

A Origem Produções é uma empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social.

Fundada em 2007, a empresa desenvolve trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.

Serviço
Peça Por Água Abaixo
PARAGUAÇU PAULISTA
Data: 23 de novembro
Horários: 8h e às 10h
Local: EMEF Alexandrina Penna  - Rua dos Vieiras, 260 – Barra Funda
Horários: 14h e às 16h
Local: EMEF Prof. Célio Rodrigues Siqueira – Av .Hugo Simoneti, 675- Jardim das Oliveiras

Data: 24 de novembro
Horários: 8h e às 14h
Local: EMEF Profª. Cléia Caçapava Silva – R. Alagoas, 455- Jd. Murilo Macedo

Oficinas de iniciação teatral – até 20 vagas
Data: 24 de novembro
Horários: 10h e às 16h
Local: EMEF Profª. Cléia Caçapava Silva – R. Alagoas, 455- Jd. Murilo Macedo