Notícias

Voltar

Morro do São Bento está na segunda fase de restauração

Projeto em andamento desde de fevereiro irá inaugurar um painel de Vidrotil da artista plástica, ribeirão-pretana, Odilla Mestriner

 Com o intuito de tornar o Complexo Morro do São Bento de Ribeirão Preto em um espaço cultural, acessível para visitação do público de todo o Brasil, a Origem Produções, em parceria com a Secretaria de Cultura do município, realizou, em  2010, a primeira etapa de restauração da área. Neste ano, a iniciativa teve continuidade e novas obras já estão em andamento.

Patrocinada pela RTE Rodonaves e CPFL Paulista, a fase inicial do projeto consistiu na restauração das esculturas dos artistas Bassano Vaccarini e Thirso Cruz, que ficam expostas na área externa do Morro do São Bento, e na ampliação da visibilidade das obras, que ganharam um local mais apropriado, com paisagismo e iluminação ideais para a visitação. “A iniciativa coloca em evidência o espaço cultural do Morro São Bento e sua preservação, assim como resgata e valoriza obras de artistas plásticos locais”, diz Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

 Em 2013, a segunda etapa entrou em ação no mês de fevereiro. Está em execução o painel de Vidrotil da artista plástica Odilla Mestriner. Com uma metragem de 10 x 12m, o painel ficará exposto também na parte externa, na entrada da Secretaria da Cultura.

Natural de Ribeirão Preto, Odilla Mestriner nasceu em 18 de agosto de 1928 e descobriu cedo o desenho, iniciando suas pinturas como autodidata. Começou a frequentar a Escola de Belas Artes de Ribeirão Preto em 1955 e, desde então, não parou mais de relacionar-se com a arte.

 Odilla esteve presente em sete Bienais de São Paulo e expôs seu trabalho em diversos salões de artes nacionais e internacionais, em países como Estados Unidos, Alemanha e Bélgica. A artista plástica faleceu em 2009.

Para Maria Luiza Mestriner, irmã de Odilla Mestriner, a exposição do painel no Morro do São Bento representa o reconhecimento da dedicação da artista à cidade. “Odilla foi uma das mais representativas artistas ribeirão-pretana. Apesar de obter forte inserção no cenário da arte brasileira, nunca deixou sua cidade de origem, sempre destacando que Ribeirão Preto era um espaço privilegiado para sua inspiração e trabalho”, destaca.

Maria Luiza é responsável pelo Instituto Odilla Mestriner, que, além de virtual, possui uma sede provisória na Rua Vicente de Carvalho, bairro Sumaré, e reúne várias obras da artista plástica. O espaço busca preservar e divulgar a coleção deixada por Odilla, favorecendo o acesso às artes visuais. Atividades educacionais e artísticas, como cursos, palestras, seminários, exposições e oficinas, também são realizadas pelo instituto.

A inauguração do painel está prevista para a segunda quinzena de maio. Depois, o projeto continuará em ação, realizando novas aquisições e instalações. O objetivo é tornar o jardim de escultura do Morro do São Bento um atrativo para pessoas de diferentes idades e classes sociais.

 “O Morro é um lugar belíssimo da cidade que merece ser totalmente revitalizado. A iniciativa busca homenagear importantes artistas, ressaltando-os para toda a comunidade local, da região e de outros estados. O projeto também irá prestar homenagem ao artista plástico Eurico Rezende”, afirma Adriana Silva, idealizadora do projeto e presidente do Ipccic – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.