Notícias

Voltar

LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DE BURITIZAL É LANÇADO DIA 21 DE MAIO

Buritizal – Um Olhar Sobre a História do Município revela por meio de textos, fotos e depoimentos detalhes curiosos e pouco conhecidos dos moradores da cidade

 

Buritizal (SP) terá sua história registrada em livro. O lançamento da obra Buritizal – Um Olhar Sobre a História do Município será realizado para convidados no dia 21 de maio, às 19h30, no Centro de Lazer da Terceira Idade, em Buritizal. O projeto foi patrocinado pela Usina Buriti, do Grupo Pedra Industrial, com apoio da Copersucar, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAc, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e realização da Origem Produções.

 

Resultado de pesquisas documentais e depoimentos de antigos moradores da cidade e também de municípios vizinhos, o livro retrata a história de Buritizal desde a época do Brasil Colônia até 1953, ano de sua fundação, em uma linguagem envolvente e simples. Com riqueza de detalhes, são reveladas diversas curiosidades, como a de que a cidade era conhecida como Buritys: em alusão às palmeiras Buriti que permeiam o município.

A obra foi escrita pela historiadora Tania Registro, teve a coordenação de pesquisa de Leila Heck, projeto gráfico Red Oxy e coordenação fotográfica e gráfica de Elza Miyasaka. No dia do lançamento, será promovido um bate-papo para que a equipe compartilhe parte das experiências e pesquisas com o público presente.

“A conclusão deste projeto significa deixar registrada por muitas gerações a identidade cultural de Buritizal e possibilita que mais pessoas saibam detalhes sobre a cidade e sua rica história. Além disso, a obra certamente contribuirá para que estudantes conheçam melhor o desenvolvimento do município e passagens importantes que aconteceram”, revela Marici Vila, diretora da Origem Produções, gestora executiva do projeto.

A idealização do projeto é da Pedra Agroindustrial, que investe neste projeto para que uma parte da memória dos municípios onde atua seja preservada.  Para Érika Moretini, coordenadora de Comunicação da empresa, há muitas maneiras de se preservar a história de um lugar e das pessoas que nele vivem, um livro é apenas uma delas. “A empresa acredita que uma publicação sobre a história de um município é um importante instrumento de preservação da memória, assim como permite que a população se torne detentora desse conhecimento. É uma maneira de resgatar e registrar o passado e oferece-los aos cidadãos buritizalenses como um convite para a reflexão sobre a história do município onde vivem”.

Além de Buritizal, Serrana e Cajuru também tiveram suas histórias registradas em livro  pelo projeto Um Olhar Sobre a História do Município, série patrocinada pelo Grupo Pedra Industrial e Copersucar, por meio do ProAC.

 

Serviço

Buritizal. Um Olhar Sobre a História do Município
Autora
: Tania Registro
Diagramação e fotos recentes: Elza Miyasaka
Páginas: 195
Tiragem: 1.000 exemplares