Notícias

Voltar

Lista de alunos e professor de Novo Horizonte e região premiados com intercâmbio para Valência é anunciada

Seleção faz parte do projeto Era Uma Vez Europa, que vem sendo realizado nos municípios desde março, e será concluído com a viagem em outubro

O projeto Era Uma Vez Europa anunciou, no dia 12 de agosto, os nomes dos nove alunos da rede pública de ensino de Novo Horizonte, Sales, Itajobi e Irapuã premiados com um intercâmbio de dez dias em Valência, na Espanha. Uma das professoras envolvidas no projeto também foi selecionada para a viagem cultural e, ainda, a Usina Estiva contemplou um diretor da rede de ensino com o intercâmbio (lista completa abaixo), que objetiva proporcionar aos participantes oportunidades de interação com valores, histórias e culturas diferentes, ampliando conhecimentos e experiências. A iniciativa atua também com o intuito de incentivar a leitura.

Até a seleção final, os jovens participaram de outras duas fases. Foram mais de 800 alunos participantes da primeira etapa do projeto, que abrangeu aulas preparatórias de leitura, produção de textos e interpretação e o Concurso de Redação.

Dessa etapa, 35 foram selecionados e tiveram os textos publicados no livro Era uma vez… Europa, também lançado no dia 12 de agosto, na cerimônia realizada no Centro Cultural Gino de Biasi Filho. Além disso, os jovens participaram do Campus de Capoeira, em Novo Horizonte, onde ficaram sete dias participando de atividades culturais e de recreação e convivendo com valores históricos do país.

Essa temporada de aprendizados resultou na seleção dos 20 alunos premiados com a viagem, que envolvem os nove de Novo Horizonte e região. O projeto também contempla jovens de Guarujá.

“Os alunos se dedicaram muito no projeto, então cada nome anunciado era uma grande vitória. A presença dos familiares, diretores e professores das escolas envolvidas tornou o evento ainda mais emocionante. Ver a surpresa e a alegria dos jovens selecionados foi completamente satisfatório”, afirma Juliana Volpe, responsável pela gestão do projeto, por meio da Origem Produções.

A viagem será realizada em outubro, e os livros produzidos serão distribuídos em escolas e bibliotecas do Brasil e da Europa. O livro possui, ao todo, 100 redações, entre as produzidas em Novo Horizonte e Guarujá.

“Este é um momento importante e emocionante para todos os envolvidos. Em 2011, quando apoiamos o primeiro projeto Era Uma Vez Europa, a noite do anúncio dos vencedores foi marcada por forte emoção e desta vez não foi diferente”, afirmou o diretor da Usina Estiva, Sandro Cabrera, que considera esta uma das melhores oportunidades que estes jovens poderiam ter.

Cabrera ressalta também a importância da empresa apoiar iniciativas como esse projeto. “Acreditamos que a educação é o caminho para melhorar a vida das pessoas. Apoiar esse projeto nos enche de satisfação e orgulho, pois entendemos que é papel da sociedade e do setor produtivo fomentar ações que possam ampliar os horizontes dos nossos jovens e dar a eles oportunidades que farão diferença na vida de cada um”, apontou.

A iniciativa tem patrocínio da Usina São José da Estiva, por meio da Lei Roaunet, e gestão de Origem Produções.

Lista dos aprovados:

  1. Isabelle Corrêa Teles – EMEF Francisco Alvares Florence
  2. Vinícius Ujaque Gambarini – EMEF  Inspetora Maria Aparecida Nelli
  3. Gabriela Rodrigues Beil – EMEF Profª Hebe de Almeida Leite Cardoso
  4. William Ferreira Freitas – E.E. Profª Desolina Betti Gregorim
  5. Vinícius Renan Alves – E.E. Maria Cardoso Castilho
  6. Thamy de Fátima Segundo – EMEF José Cardoso de Mattos
  7. Vitória Filomena Lepre – EMEF Manoel Roque
  8. Thalita Caroline Machado – E.E. Pedro Teixeira de Queirós
  9. Elias Pires dos Reis – E.E. Profº Mario Florence

Professora: Adriana Virginia Maximiano Gomes – EMEF Francisco Alvares Florence

Diretor: Daisy de Lourdes Basaglia Almagro – EMEF Francisco Alvares Florence

 

Serviço:

Intercâmbio cultural para Valência – Espanha

Informações: www.eraumavezeuropa.com.br

 

Informações para a imprensa:

ComTexto Comunicação Corporativa

Thaís Campos – thaiscampos@ctexto.com.br

Júlia Berwerth – julia@ctexto.com.br

Ribeirão Preto – (16) 3964-7000

www.ctexto.com.br