Notícias

Voltar

III Festival Cultural – Cinema será realizado de 5 a 11 de agosto, em São Simão

Uso de projetor de 35 mm ampliará a qualidade de  exibição de todos os longas e curtas-metragens

 

Em sua terceira edição, o Festival Cultural – Cinema, em São Simão, traz mais uma novidade para o público. Neste ano, será utilizado o projetor 35 mm para a exibição dos longas e curtas-metragens. O projetor retrô trabalha com o máximo da resolução do filme, o que garante uma qualidade excelente da imagem e de sua pigmentação.

Samuel Moura, exibidor cinematográfico que também realiza exibições de filmes ao ar livre em cidades médias e pequenas e também nas periferias de vários estados brasileiros, será o responsável pelo uso do equipamento. Com filme de rolo, o projetor trará ao Festival Cultural as características das grandes salas de cinema do país, onde o equipamento também é utilizado.

O III Festival Cultural Cinema será realizado de 5 a 11 de agosto, em São Simão, e apresentará uma programação diversa para apreciadores da sétima arte. Profissionais do cinema brasileiro estarão presentes para bate-papos com o público. Estão confirmados: Marçal Souza, produtor do filme Colegas; os irmãos Caio e Fabiano Gullane, da produtora Gullane – responsáveis pela produção de longas de sucesso, como Bicho de Sete Cabeças, O ano em que meus pais saíram de férias e o recente filme Até Que a Sorte nos Separe –; Alessandra Tosi,  produtora de elenco no filme Meu País; Denis Feijão, produtor do longa Raul – O início, o fim e o meio;  Dida Maia, designer gráfico; e Silva de Oliveira Cruz, Secretária Executiva do Fórum do Audiovisual do Cinema – FAC e responsável pela Vitrine Filmes, que já distribuiu mais de 25 longas e dois títulos internacionais.

 Totalmente gratuito, com gestão da Origem Produções e curadoria do roteirista Danilo Gullane, o evento exibirá os longas: Uma História de Amor e Fúria; Meu País; Raul – O início, o fim e o meio; Colegas; Xingu; O Som ao Redor; e Até que a Sorte nos Separe. As sessões serão realizadas em vários horários e em todos os períodos do dia (manhã, tarde e noite). Para participar, basta retirar o ingresso uma hora antes do início do filme na bilheteria do Cine Theatro Carlos Gomes, local onde os filmes serão exibidos.

A programação do festival ainda contempla exibições dos curtas produzidos pelos alunos da rede pública de ensino de São Simão e dos curtas premiados no III Festival de Curtas-Metragens. “O envolvimento da população tem aumentado a cada edição. Neste ano, as oficinas de curta-metragem foram a grande sensação do projeto, mais de 400 crianças e adolescentes produziram 16 curtas, sob orientação profissional”, diz Marici Vila, gestora da Origem Produções.

No programa também estão previstas visitas guiadas à Casa de Cultura Marcello Grassmann, apresentações teatrais e a oficina gratuita Iniciação à Gravura e Relevo – em homenagem ao artista plástico Marcello Grassmann, que faleceu no dia 21 de junho, aos 87 anos. Em 2009, o artista, nascido em São Simão, cedeu uma de suas gravuras para a logomarca do Festival Cultural – Cinema.

No site www.festivalcultural.com, é possível acessar a programação completa do festival.

O III Festival Cultural – Cinema conta com o patrocínio da Viralcool e apoio do SOS Cultura, produtora Gullane e Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo através do ProAC (Programa de Ação Cultural). A Prefeitura de São Simão é parceira do projeto.

 

Programação:

 Visita guiada à Casa de Cultura Marcello Grassmann

Data: de 5 a 11 de agosto

Horário: das 9h às 17h

Local: Casa de Cultura Marcello Grassmann

 

Oficina Iniciação à Gravura e Relevo

Data: de 5 a 9 de agosto

Horário: das 14h às 17h

Local: Casa de Cultura Marcello Grassmann

 

Atividades no Cine Theatro Carlos Gomes:

 

Segunda-feira, 05 de agosto

9h – Exibição longa Meu Pé de Laranja Lima

14h – Exibição longa Uma História de Amor e Fúria

Terça-feira, 06 de agosto

9h – Exibição longa Uma História de Amor e Fúria

14h – Exibição longa Meu Pé de Laranja Lima

Quarta-feira, 07 de agosto

9h, 14h e 18h – Exibição longa Uma História de Amor e Fúria

20h – Cerimônia oficial de abertura Festival de Cinema (apresentação musical de Neuza Mahlow e exibição dos curtas-metragens desenvolvidos por alunos da rede pública de ensino de São Simão)

Quinta-feira, 08 de agosto

9h e 14h– Exibição longa Meu Pé de Laranja Lima

18h – Exibição longa Uma História de Amor e Fúria

20h – Exibição curta Qual é Qual

20h – Exibição longa Meu País

21h – Sessão Comentada com Alessandra Tosi

Sexta-feira, 09 de agosto

9h e 14h– Exibição longa Meu Pé de Laranja Lima

18h – Exibição longa Uma História de Amor e Fúria

20h – Exibição curta O Bagulho é Bão

20h – Exibição longa Raul – O início, o fim e o meio

21h – Sessão Comentada com Denis Feijão

Sábado, 10 de agosto

17h30 – Exibição curta Assembleia do Macarrão

17h30 – Exibição longa Colegas

20h – Exibição curta Fantasmas ao Fundo

20h – Exibição longa Até Que a Sorte nos Separe

21h – Sessão Comentada com Marçal Souza e os irmãos Caio e Fabiano Gullane

Domingo, 11 de agosto

16h30 – Exibição dos curtas selecionados no III Festival de Curtas-Metragens e abertura de votação para categoria voto popular

17h30 – Exibição curta Caixinha de Surpresa

17h30 – Exibição longa O Som ao Redor

– Sessão Comentada com Dida Maia e Silvia de Oliveira Cruz

20h – Anúncio do vencedor Prêmio Marcelo Grassmaam – divulgação dos curtas vencedores das categorias voto popular e voto júri oficial do III Festival de Curtas

20h – Exibição curta Coisas de Escolas

20h – Exibição longa Xingu

 

Serviço

III Festival Cultural – Cinema

Data: 5 a 11 de agosto de 2013
Local: Theatro Carlos Gomes /São Simão/SP

www.festivalcultural.com