Notícias

Voltar

III Festival Cultural – Cinema reúne mais de seis mil pessoas em São Simão

Evento promoveu cultura no interior paulista com programação diversificada

Ribeirão Preto, agosto de 2013 – Em agosto, a cidade de São Simão sediou com sucesso a terceira edição do Festival Cultural – Cinema. Foram 6.610 pessoas que prestigiaram o evento entre os dias 5 e 11, fazendo do festival um espaço para troca de conhecimentos, diversão, entretenimento e aprendizado. Com gestão da Origem Produções e curadoria do roteirista Danilo Gullane, a iniciativa agradou de crianças a idosos, aproximando o público do interior paulista com a sétima arte.

O evento gratuito contou com uma extensa programação: exibições de grandes produções nacionais, sessões comentadas, visitas guiadas à Casa de Cultura Marcelo Grassmann, oficina de gravura e relevo, apresentações teatrais e exibição de curtas-metragens.

Além da participação de nomes consagrados do cinema brasileiro, como Marçal Souza, Fabiano Gullane e Denis Feijão, outra novidade que chamou atenção dos 3.500 espectadores presentes no Cine Theatro Carlos Gomes foi a exibição dos 16 curtas produzidos por alunos da rede pública de São Simão, também como parte do projeto, e os quatro curtas selecionados no III Festival de Curtas-Metragens, que, posteriormente, premiou os filmes selecionados pelo júri oficial e júri popular.

O Prêmio Marcelo Grassmann, do Festival de Curtas, foi para A Última Reunião Dançante, de Lisandro Santos, no júri popular, e para O Pequeno Monstro, de Kauê Nunes Melo e Nildo Ferreira, pelo júri oficial. O curta Ópio, de Allan Souza Lima, recebeu a menção honrosa.

As crianças não ficaram de fora das programações do Festival Cultural, foram realizadas sessões de cinema especiais e apresentações de teatro para as escolas da cidade. As peças foram assistidas por 2.700 alunos. Antes do festival também foram realizadas oficinas de áudio-visual para 400 estudantes da rede pública, que produziram os 16 curtas exibidos durante a programação. O premiado foi O Bagulho é Bão, da escola Agenor Medeiros, desenvolvido na oficina Luz, Câmera e Educação.

“O sucesso de público do III Festival Cultural – Cinema é a aproximação da população com a arte. Ficamos muito felizes com o resultado dessa edição. Também ficamos muito satisfeitos com o envolvimento de crianças e adolescentes nas oficinas promovidas nas escolas. Os curtas produzidos ficaram excelentes”, afirma Marici Vila, gestora da Origem Produções.

O III Festival Cultural – Cinema contou com o patrocínio da Viralcool e apoio do SOS Cultura, produtora Gullane e Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo através do ProAC (Programa de Ação Cultural). A Prefeitura de São Simão é parceira do projeto.