Notícias

Voltar

Gilda Montans e Meire Genaro lançam DVD As Meninas com show no SESC Ribeirão no dia 20/05

Produção comemora os 25 anos de carreira do único duo feminino de acordeons em atividade no Brasil

Em comemoração aos 25 anos de carreira musical, o duo feminino de acordeons Gilda Montans e Meire Genaro fazem um espetáculo de lançamento do DVD As Meninas no dia 20 de maio, às 20h30, no Sesc Ribeirão.

Com 15 músicas, sendo seis autorais de Gilda Montans, o DVD As Meninas propõe uma mescla entre obras de compositores brasileiros consagrados, como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e Luiz Gonzaga, e de compositores ribeirãopretanos e da região, que abrangem Altamir Penha, Edinho Penha, Manoel Silva (já falecidos), André Mehmari e Walther Neto. O show contará ainda com os músicos Carlito Rodrigues (contrabaixo acústico) e Robson Ribeiro (violão), que acompanharão o duo.

Os arranjos do CD e DVD intitulados As Meninas são de Gilda Montans, André Mehmari, Jaime Barbosa, Walther Neto, Robson Ribeiro e Carlito Rodrigues. A direção artística é de Gilda Montans e Carlito Rodrigues.

A principal proposta é promover o resgate e a valorização do acordeon como instrumento presente na cultura regional brasileira, bem como ressaltar a versatilidade e a peculiaridade sonora do instrumento, pouco explorada na música instrumental do país.

O duo possui um trabalho pautado na música erudita, como influência da formação de cada uma. Prezam pela boa música e trazem o incentivo de grandes instrumentistas. “Faço arranjos em que o erudito recria o popular. E o projeto As Meninas traz justamente o desenvolvimento desse trabalho ao longo dos anos”, destaca Gilda.

A produção do CD e DVD As Meninas foi viabilizada por leis de incentivo fiscal, com patrocínio da Viralcool, por meio do Proac, e gestão da Origem Produções.

“Nossa proposta é expandir ainda mais a música instrumental de qualidade, possibilitando que toda a comunidade tenha acesso a um repertório refinado e se aproxime do trabalho do duo que já possui reconhecimento internacional”, diz Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

As Meninas

O trabalho de Gilda Montans e Meire Genaro é fruto de muito estudo, pesquisa e dedicação. O primeiro CD do duo, Rosa, foi lançado em 1996. Depois, em 2001, veio Sanfonias. Além das apresentações por todo o Brasil, elas fizeram várias apresentações na Itália.

Já no lançamento do primeiro álbum foram convidadas para abrir o 21º Concurso Internacional de Fisarmônica em Castelfidardo, na Itália, o que acarretou mais duas turnês do duo no país. Gilda e Meire também já participaram de diversos encontros de acordeonistas no Brasil.