Notícias

Voltar

Exposição em Ribeirão Preto traz obras sobre o corpo humano

Mostra apresenta ao público variedades de técnicas, que englobam desde desenhos até registros fotográficos

Para evidenciar conceitos e noções como a serialidade, memória e design e propor análises sobre a relação do desenho do corpo e do desenho/projeto de objetos modulares, o artista plástico e arquiteto Carlos Rezende promove em Ribeirão Preto a exposição Dias Azuis/Blue Days, com obras diversas sobre o corpo humano.

“A mostra tem vários momentos que o público pode apreciar. Há elementos de anatomia, fotografias, desenhos, design. A diversidade técnica é um fator importante nessa exposição”, afirma Rezende, que também reforça que o conjunto dos trabalhos da Blue Days leva a apreciação do desenho como instrumento e ferramenta de projeto fundamental no dia a dia.

O desenvolvimento da exposição é o resultado do trabalho de pesquisa iniciado em Roma no ano de 2001 e finalizado no Brasil no início de 2012, tomando como ponto de partida a leitura de livros antigos de anatomia, consultados, principalmente, no acervo da Biblioteca Pública de Roma e da Biblioteca Nacional de Paris. Nessa pesquisa, foram considerados estudos dos desenhos de anatomia antes do aparecimento dos registros eletrônicos. “Em minha pesquisa, descobri que muitos desses desenhos eram feitos por médicos/artistas, impressos nas técnicas antigas de litografia e xilografia e reunidos em livros. Esses volumes são verdadeiras obras de arte.”

Outra vertente do estudo é a serialidade, no qual o artista busca elucidar o resultado da multiplicação de um elemento matriz, de uma forma, de um ser ou de uma célula no mundo contemporâneo. É o destaque da produção em série, que está presente desde a noção de semelhança de formas entre planetas até a quantidade de produção nas indústrias, objetivando atender milhões de pessoas, e não apenas uma.

Em Ribeirão Preto, a mostra será realizada entre os dias 20 de fevereiro e 2 de abril, na Casa da Cultura.  A entrada é franca e há possibilidade de agendar visitas guiadas.  Nesse período, o público também poderá assistir à palestra Dias Azuis/Blue Days: Imersão poética na representação do corpo humano e a busca da identidade perdida, de Ana Luisa Howard, doutora em arquitetura e urbanismo e curadora da exposição. A palestra será no dia 21 de fevereiro, no auditório do Sesc Ribeirão.

O projeto conta com o patrocínio da Usina Viralcool, por meio do ProAc – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo,  tem apoio do Sesc, parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto e o MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi e é uma realização da Origem Produções.

Sobre Carlos Rezende

 Artista multidisciplinar, graduado em arquitetura e urbanismo pela FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Estudou afrescos e história da arte na Accademia di Belle Arti di Roma, Itália. É sócio fundador, junto com Andréa Bersanetti, da A2 Arquitetura e Arte Contemporânea em Araraquara, escritório e estúdio onde trabalha desde 2002 e que se tornou referência em projetos institucionais (universidades, hospitais, bancos, clubes, laboratórios e clínicas médicas) e residenciais no Estado de São Paulo. Rezende é muralista, desenhista, gravador e autor do livro   “Os Véus, A.”.

Serviço:

Exposição Dias Azuis/Blue Days

Data: 20 de fevereiro (coquetel de abertura)

Horário: às 20h30

Local: Casa da Cultura – Praça Alto do São Bento, s/nº, Ribeirão Preto-SP

Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 17h

Visitas guiadas: agendar pelo telefone (16) 3623-8012

Permanência até 02/04/2014.

Entrada franca

 

Palestra Dias Azuis/Blue Days: Imersão poética na representação do corpo humano e a busca da identidade perdida – com Ana Luisa Howard (curadora)

Data: 21 de fevereiro

Local: Sesc Ribeirão – Rua Tibiriça, 50/ Centro, Ribeirão Preto-SP

Horário: às 19 horas

Entrada franca

 

Informações para a imprensa:

 ComTexto Comunicação Corporativa

Thaís Campos – thaiscampos@ctexto.com.br

Júlia Berwerth – julia@ctexto.com.br

Ribeirão Preto – (16) 3964-7000

www.ctexto.com.br