Notícias

Voltar

Espetáculo Noite Sagrada de Serrana é reestruturado para apresentação na Sexta-Feira Santa

Origem produções é responsável pelo projeto de profissionalização do elenco e adequação da estrutura para potencializar evento

 Já se tornou tradição e sucesso de público no interior paulista o espetáculo Noite Sagrada da cidade de Serrana, que encena a Paixão de Cristo. Há 48 anos em ação, a obra já foi assistida por mais de 250 mil pessoas e contempla um grupo de 300 pessoas em seu elenco, entre atores e figurantes. Neste ano, a novidade é a profissionalização, pela primeira vez, dos participantes e a melhora de toda estrutura.

Considerado o maior evento cultural da cidade e da região, o Noite Sagrada receberá o auxílio de leis de incentivo fiscal para a valorização do evento. Essa iniciativa está possibilitando realizar oficinas de capacitação para todo o elenco, ampliar e aprimorar a estrutura de som e iluminação, renovar os figurinos e apresentar um cenário mais completo.

Além de ser uma maneira de transmitir aos espectadores uma sensação maior de realidade das situações encenadas, o principal objetivo desse projeto é fomentar e difundir a tradição para a formação de novos públicos, reforçando que futuras gerações dêem continuidade ao evento e reconheçam a importância da iniciativa para enriquecer e divulgar a identidade do município.

Desde janeiro, o elenco já está sendo orientado por profissionais da área artística em encontros semanais no Centro Cultural Aryclenes, em Serrana. A iniciativa está contando com a participação de Lucia Capuani, que está atuando como orientadora artística, e Marcos de Castro, responsável pela direção do espetáculo e das oficinas.

O grupo de atores e figurantes é formado pela própria comunidade do município e abrange desde crianças a idosos. O trabalho é voluntário. Mas, em anos anteriores, o espetáculo contou também com a participação de artistas renomados, como Cauã Reymond, em 2004, e Gabriel Braga Nunes, em 2003. Ambos interpretaram Jesus Cristo.

A seleção do elenco, neste ano, foi feita por Castro, que está dirigindo a peça. Segundo Manoel Messias, integrante do grupo Amigos da Igreja Sagrado Coração de Jesus, responsável pelo Noite Sagrada,  grande parte da equipe se mantém de um ano para o outro. “Nós temos a renovação de 20% a 30% do elenco anualmente”, afirma.

Messias participa há 25 anos do espetáculo. Atuou como diversos personagens e, nos últimos dez anos, foi responsável pela direção da peça. “Queremos que esse evento seja cada vez mais grandioso, e esse projeto de capacitação e renovação facilitará o caminho para essa conquista. É um evento esperado por toda a população”.

O resultado de todo processo de potencialização do espetáculo poderá ser conferido no dia 29 de março, no Centro de Exposições Expocana, às 20h30. O evento é gratuito e livre para todas as idades.

A Origem Produções é responsável pela administração do projeto, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Serrana e patrocínio da Usina da Pedra.

Serviço

Noite Sagrada

Apresentação: sexta-feira, dia 29 de março

Horário: a partir das 20h30

Local: Centro de Exposições Expocana

Endereço: Av. Estrela do Oriente, nº 100 – Centro