Notícias

Voltar

DVD AS MENINAS é lançado no SESC Ribeirão

Produção comemora os 25 anos de carreira do único duo feminino de acordeons em atividade no Brasil

Em comemoração aos 25 anos de carreira musical, Gilda Montans e Meire Genaro realizaram um espetáculo de lançamento do DVD As Meninas no dia 20 de maio, às 20h30, no Sesc Ribeirão. É o primeiro DVD do duo feminino de acordeons.

Com 15 músicas, sendo seis autorais de Gilda Montans, o DVD As Meninas propõe uma mescla entre obras de compositores brasileiros consagrados, como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e Luiz Gonzaga, e de compositores ribeirãopretanos e da região, que abrangem Altamir Penha, Edinho Penha, Manoel Silva (já falecidos), André Mehmari e Walther Neto. O show contou com as participações dos músicos Carlito Rodrigues (contrabaixo acústico) e Robson Ribeiro (violão), que acompanham o duo neste projeto.

Os arranjos do CD e DVD intitulados As Meninas são de Gilda Montans, André Mehmari, Jaime Barbosa, Walther Neto, Robson Ribeiro e Carlito Rodrigues. A direção artística é de Gilda Montans e Carlito Rodrigues.

A principal proposta é promover o resgate e a valorização do acordeon como instrumento presente na cultura regional brasileira, bem como ressaltar a versatilidade e a peculiaridade sonora do instrumento, pouco explorada na música instrumental do país.

O duo possui um trabalho pautado na música erudita, como influência da formação de cada uma. Prezam pela boa música e trazem o incentivo de grandes instrumentistas. “Faço arranjos em que o erudito recria o popular. E o projeto As Meninas traz justamente o desenvolvimento desse trabalho ao longo dos anos”, destaca Gilda.

A produção do CD e DVD As Meninas foi viabilizada por leis de incentivo fiscal, com patrocínio da Viralcool, por meio do Proac, e gestão da Origem Produções. Agora, as acordeonistas pretendem rodar em turnê para apresentar o resultado do trabalho.

“Nossa proposta é expandir ainda mais a música instrumental de qualidade, possibilitando que toda a comunidade tenha acesso a um repertório refinado e se aproxime do trabalho do duo que já possui reconhecimento internacional”, diz Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

As Meninas

O trabalho de Gilda Montans e Meire Genaro é fruto de muito estudo, pesquisa e dedicação. O primeiro CD do duo, Rosa, foi lançado em 1996. Depois, em 2001, veio Sanfonias. Além das apresentações por todo o Brasil, elas fizeram várias apresentações na Itália.

Já no lançamento do primeiro álbum foram convidadas para abrir o 21º Concurso Internacional de Fisarmônica em Castelfidardo, na Itália, o que acarretou mais duas turnês do duo no país. Gilda e Meire também já participaram de diversos encontros de acordeonistas no Brasil.