Notícias

Voltar

Aulas de teatro gratuitas em Ribeirão Preto

Projeto Sala de Teatro abre vagas para oficina que selecionará participantes para integrar grupo estudantil de teatro

Em sua terceira edição, o projeto Sala de Teatro está sendo realizado nas cidades de Ribeirão Preto, Cruz das Posses e Barrinha, nas quais oferece aulas de teatro gratuitas para alunos de escolas municipais e estaduais. Ao todo, são cinco escolas atendidas e 150 jovens beneficiados. Porém, neste ano, a iniciativa irá abranger Ribeirão Preto de uma maneira mais ampla.

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Iniciação Teatral que será oferecida gratuitamente para todos os estudantes do município, entre 12 e 17 anos, que tenham interesse em aprimorar os conhecimentos na área. Orientadas pela Cia. Teatral Tertúlia, as aulas são uma oferta do projeto Sala de Teatro em parceria com o Centro Cultural Palace, local onde a oficina será desenvolvida.

Serão dois meses de atividades, que funcionarão com um processo seletivo para formar um grupo estudantil de teatro, que terá aulas até novembro. Os selecionados participarão, ainda, do Festival Estudantil Sala de Teatro, entre os dias 15 e 17 de novembro, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto – outra ação do projeto Sala de Teatro, que encerra todo o trabalho desenvolvido durante o ano.

As inscrições e as aulas acontecerão simultaneamente e iniciam nesta terça-feira, dia 23 de abril, no Centro Cultural Palace – localizado na Rua Álvares Cabral -, durante os horários da própria oficina (às terças e quintas-feiras, das 14h30 às 17h30). São 30 vagas disponíveis.

“Como temos vários ex-alunos que tiveram que deixar seus grupos por terem mudado de escola, em função das mudanças de série, resolvemos abrir uma nova turma para abranger participantes de todas as escolas de Ribeirão Preto. Queremos ampliar a oportunidade de vivenciar a realidade do teatro”, afirma Flávio Racy, coordenador do projeto.
Sala de Teatro

Em Ribeirão Preto, o projeto acontecerá nas escolas públicas Elisa Duboc Garcia, Geralda de Souza Spin e Paulo Freire. Já em Cruz das Posses, a ação será realizada na escola Dr. Isaias José Ferreira. Em Barrinha, na escola Prof. José Luiz de Siqueira.

As aulas de teatro serão realizadas por seis grupos orientadores: Cia. A Dita Cuja, Teatro dos Andarilhos, Cia. Boccaccione, Cia. Tertúlia, Teatro de Riscos e Núcleo de Investigação Teatral (NIT).

O Sala de Teatro conta com o patrocínio da Companhia de Bebidas Ipiranga e do Grupo Balbo (Usina Santo Antônio, Usina São Francisco e Native) e é realizado pela Origem Produções, Companhia A Dita Cuja e Associação de Cultura e Arte. O apoio é da Prefeitura de Ribeirão Preto, das secretarias municipais da Cultura, por meio do Programa de Incentivo Cultural 2013, e da Educação e da Secretaria de Estado da Cultura, através do Programa de Ação Cultural (ProAc).

Serviço:

Oficina de Iniciação Teatral

Inscrições e aulas: a partir do dia 23 de abril

Horário: às terças e quintas-feiras, das 14h30 às 17h30

Local: Centro Cultural Palace

Endereço: Rua Álvares Cabral, nº 322, Centro