Notícias

Voltar

Araraquara recebe projeto com foco na preservação cultural e arquitetônica da cidade

Iniciativa Um Olhar Sobre a Cidade será realizada entre outubro e dezembro com oficinas artísticas para públicos diversos 

Desenvolvido com o objetivo de realizar uma ação concreta de defesa, resgate e preservação da história cultural, artística e arquitetônica dos municípios, o projeto Um Olhar Sobre a Cidade teve início, em Araraquara, no dia 1º de outubro. A ação, que contempla quatro oficinas culturais gratuitas para diferentes públicos, busca sensibilizar a população a ter um olhar mais cuidadoso com tudo que a cidade oferece.  

Proposto pelas facilitadoras Yani Lucato, Suely Ferrer, Débora Paiva e Rita Barbosa, o projeto tem como principal intuito promover um processo de conscientização nas pessoas, para que possam se apropriar da cultura e do espaço urbano, preservando e ressaltando as características locais. “Acreditamos que a arte e o conhecimento instigam a mente humana, motivando-a a inovar, ousar e ter atitudes que geram transformações positivas. Nosso objetivo com essa ação é valorizar o indivíduo e o seu entorno como algo que precisa ser visto com valor e cuidado”, ressalta Suely.

As oficinas de desenho, fotografia e criação serão realizadas aos sábados. Cada aula terá 20 vagas e será ministrada para um público específico, abrangendo crianças, de 7 a 11 anos, educadores da rede municipal, universitários e profissionais de arquitetura, publicidade e design. A intenção é que todos os participantes sejam multiplicadores do conteúdo após a ação.

Nos encontros, o foco do trabalho será o Teatro Municipal de Araraquara, com a produção de material para a criação de um vídeo-arte que apresente o prédio para toda a sociedade segundo o novo olhar, resultante da observação, reflexão e sensibilização promovidas nas oficinas.  “O lugar onde moramos e a cidade onde vivemos são nossos patrimônios, guardam histórias de origem, costumes e crenças, questões que norteiam nossas escolhas. É preciso valorizar isso. É nesse contexto que o projeto pretende levar a cada um a possibilidade de descobertas e aprendizados capazes de promover mudanças individuais e no próprio município”, afirma Rita.

Com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAc), do Governo do Estado de São Paulo, gestão da Origem Produções e  patrocínio da Viralcool,   o projeto Um Olhar Sobre a Cidade acontece até o dia 6 de dezembro. Ao final da ação, haverá uma exposição a céu aberto do vídeo-arte produzido.  A iniciativa também vem sendo realizada na cidade de Viradouro, desde agosto.