Notícias

Voltar

Alunos de Bauru são finalistas da V Mostra Jovens Designers

Projeto desenvolvido por meio de leis de incentivo fiscal favorece a difusão do design no Brasil

Após receber mais de 300 inscrições, vindas de 21 universidades do país, o projeto Jovens Designers selecionou 40 trabalhos para serem expostos em São Paulo, Florianópolis e Milão (Itália), este ano. Dentre os finalistas, oito trabalhos são da cidade de Bauru, de estudantes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp e do Instituto de Ensino Superior de Bauru – IESB.

Os protótipos selecionados são: Mesa Oriente (mesa no estilo oriental, formada por seis peças que também se transformam em banquinhos); Cubo Totem (mobiliário com peças articuláveis que permitem diversos formatos, de acordo com a necessidade do usuário); C.A.B.E (Conjunto de Abas Baseado em Escada, uma estante dobrável, fundamentada no conceito das escadas dobráveis); Banco Hipodâmico (com assento dividido em quatro módulos independentes, o banquinho faz menção ao traçado urbano organizado em tabuleiro – quarteirões –, característica do trabalho do arquiteto grego Hipódamo); Mesa UFO (mesa com número reduzido de componentes e de fácil armazenamento. Possui 75 cm de altura, tampo flutuante de MDF laqueado e pés de eucalipto); Embalagem para Bebida Láctea (projeto ergonomicamente elaborado para proporcionar conforto, fácil manuseio e atração estética. Remete ao úbere, com referência à origem do leite e ao campo); Lona Diligente (lona para piscinas que também serve de cobertura contra o sol. Facilita o manuseio e a limpeza, e é segura contra acidentes com crianças); e Mancecaru (inspirado no mandacaru, cactos da caatinga, o mancebo organiza diferentes pertences pessoais. Projetado em modo bipartido, facilita o transporte pelo consumidor).

“Acompanho o Jovens Designers desde que entrei na faculdade e esta é a primeira vez que participo. É uma honra ser uma das finalistas, de ter meu trabalho reconhecido. Sei o quanto agrega valor a minha profissão. É uma experiência gratificante”, afirma Fabiana Yumi Fujishima, de 34 anos, do IESB, responsável por desenvolver o protótipo Mancecaru.

Ainda segundo Fabiana, o projeto dá visibilidade nacional aos trabalhos selecionados, o que significa uma oportunidade profissional única. Quem compartilha da mesma ideia é Cícero Felix de Oliveira Júnior, de 27 anos, estudante da Unesp. Com o protótipo Mesa UFO, ele reforça que “o projeto proporciona uma ótima visibilidade e, consequentemente, incrementa o portfólio. Quanto mais longe chegarmos, mais destaque teremos. Dá um orgulho”.

Em execução desde 2006, a Mostra Jovens Designers objetiva destacar a criatividade brasileira, instigando a produção de universitários e difundindo a cultura do design no Brasil. A iniciativa também é responsável por descobrir novos talentos, possibilitando que profissionais renomados do segmento acompanhem as novas produções.

Alguns dos projetos de mobiliário produzidos em Bauru ainda estão concorrendo a uma disputada vaga na exposição que o projeto Jovens Designers fará no SaloneSatellite, em Milão, na Itália, no mês de abril. A divulgação dos escolhidos será feita no dia 12 de fevereiro, na abertura da exposição no Museu da Casa Brasileira (MCB), em São Paulo.

“É um projeto de grande dimensão, que favorece o desenvolvimento do design brasileiro e abre espaço para novas ideias. É um orgulho realizar a gestão dessa iniciativa e possibilitar o reconhecimento de cada protótipo selecionado, nacional e internacionalmente”, diz Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

Com curadoria de Auresnede Pires Stephan, a V Mostra Jovens Designers é promovida e realizada pela Origem Produções, com patrocínio da Deca, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAc, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, apoio da Associação dos Designers de Produtos (ADP), V Bienal Brasileira de Design e Museu da Casa Brasileira (MCB).

Serviço:
Exposição V Mostra Jovens Designs

Local: Museu da Casa Brasileira – São Paulo
Data: 12 de fevereiro a 29 de março de 2015
Horário: 19h30
Entrada gratuita: na abertura, finais de semana, feriados e aberturas quinzenais noturnas

Local: SaloneSatellite – Milão/ Itália
Data: 14 a 19 de abril de 2015

Local: V Bienal Brasileira de Design – Florianópolis
Data: maio/junho de 2015
Informações para imprensa

ComTexto Comunicação Corporativa
Thaís Camps – thaiscampos@ctexto.com.br
Júlia Berwerth – julia@ctexto.com.br
Tel.: (16) 3964-7000
www.ctexto.com.br