Notícias

Voltar

Alunos da rede pública do Guarujá participam de projeto que realizará intercâmbio cultural em Valência, na Espanha

A segunda edição do projeto Era Uma Vez Europa conta com o patrocínio da Cutrale e tem gestão da Origem Produções

 A cidade de Guarujá sediará, no dia 27 de março, o lançamento oficial da segunda edição do projeto Era Uma vez Europa. A cerimônia marca a abertura das inscrições e esclarece o objetivo da iniciativa, que contempla também a cidade de Novo Horizonte/ SP.

Voltado para estudantes do 9º ano de treze escolas da rede pública de ensino do município, o Era Uma Vez Europa tem como intuito principal incentivar o interesse dos jovens pela cultura e pela leitura, contribuindo para o conhecimento histórico-cultural de outro país, além do Brasil. Para isso, o projeto será divido em três etapas: Redação, Capoeira e Intercâmbio, e os professores de português das escolas selecionadas participarão de oficinas de capacitação. Os encontros pedagógicos buscam preparar o professor para orientar os estudantes no desenvolvimento dos conteúdos de português, literatura, redação e produção de texto, deixando-os aptos a participarem da primeira etapa do concurso.

Na fase das redações, os 5.144 alunos participantes do Guarujá terão aulas preparatórias de leitura, produção de textos, interpretação, pesquisa, entre outras, para então participar do Concurso de Redação, que será realizado em um único dia. O tema da redação será apresentado apenas no dia da prova. Dessa etapa, 65 serão selecionados e terão os textos publicados no livro Era uma vez… Europa, que será distribuído em escolas e bibliotecas do Brasil e da Europa. O livro terá, ao todo, 100 redações, entre as produzidas em Novo Horizonte e Guarujá.

A relação dos 100 alunos será divulgada no dia 26 de junho no site oficial do projeto www.eraumavezeuropa.com.br e nas escolas participantes. Os estudantes terão até três dias úteis para manifestar interesse em prosseguir na próxima etapa e apresentar os documentos e autorizações necessárias.

Depois dessa seleção, os alunos aprovados irão participar do Campus de Capoeira, em que ficarão seis dias participando de atividades culturais e de recreação e convivendo com valores históricos do país. A proposta é que os estudantes despertem o interesse pela música, esporte e dança, além da leitura, e valorizem sua integração na sociedade. A segunda etapa resultará na seleção de 20 alunos, sendo 12 do Guarujá.

A terceira e última etapa do projeto consiste no intercâmbio para Valência, na Espanha.  A viagem terá dez dias de duração, período em que os alunos visitarão pontos turísticos e educativos, terão a oportunidade de trocar experiência com alunos locais e farão apresentações de capoeiras em algumas escolas.

“Temos o prazer de participar de mais esse importante projeto focado na educação dos jovens, acreditando ser esse um relevante caminho para o desenvolvimento de uma geração. Nossa visão é que ações sociais como essa, desenvolvidas com o apoio das empresas privadas, reforçam o conceito da sustentabilidade”, afirma Carlos Otero, diretor de Relações Trabalhistas da Cutrale, empresa patrocinadora da ação.

Interessados em participar do Era Uma Vez Europa devem se inscrever até o dia 20 de abril com o professor de português responsável das escolas participantes. O projeto irá envolver cerca de 2 mil jovens. “O trabalho proposto por essa ação possibilita oportunidades únicas de conhecimento e educação aos jovens envolvidos. É excelente ver o interior paulista atuando com um projeto desse porte, ainda mais por sua bagagem cultural”, diz Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

A iniciativa tem patrocínio da Cutrale, por meio da Lei Roaunet, gestão de Origem Produções e apoio da Prefeitura Municipal.

 

Informações para a imprensa:

ComTexto Comunicação Corporativa

Thaís Campos – thaiscampos@ctexto.com.br

Júlia Berwerth – julia@ctexto.com.br

Ribeirão Preto – (16) 3964-7000

www.ctexto.com.br