Notícias

Voltar

9º Festival de Teatro TPC usa a sensibilidade para educar

A peça “E Agora, Mãe?”, que trata da gravidez na adolescência, emocionou alunos de Sertãozinho

 A peça “E agora, mãe?”, encenada durante o 9º Festival de Teatro TPC pelo interior paulista, tem o objetivo de conscientizar os alunos das escolas por onde passam sobre a gravidez na adolescência. Adaptada de um livro de mesmo nome, escrito por Isabel Vieira, conta a história de uma jovem de 14 anos que vê seus sonhos se desfazendo depois de engravidar.

A estreia aconteceu no dia oito de abril na EE. PROFª Nícia Fabiola Zanutto Giraldi, em Sertãozinho. Foram três apresentação durante o dia, a diretora da escola, Suzana Figueiredo Fontana, conta que os alunos se interessaram muito pela narração: “Nenhuma das turmas se distraiu durante a peça, eles prestaram atenção do começo ao fim, o que é difícil durante a adolescência”.

Colocar em discussão um assunto tão importante como o da gravidez na adolescência na forma de uma apresentação de teatro é uma opção interessante por ela ser um argumento sensível, que consegue mais atenção deste público do que ações mais didáticas. “A peça é muito bem vinda devida à incidência da gravidez nesta faixa etária. Ela fala exatamente sobre as mudanças que a gravidez pode trazer na vida, pricipalmente das meninas”, afirma Noir Evangelista, coordenador do Grupo de Teatro TPC.

A história da personagem Jana, que sonhava em ser bailarina e teve a vida completamente mudada quando descobriu que estava grávida e o pai de sua filha fugiu do país, deixando-a sozinha para conviver as mudanças que a gravidez impôs à sua vida e o preconceito das pessoas ao seu redor, sensibilizou os alunos da escola. Principalmente uma aluna de 17 anos com o mesmo nome da personagem e que passava por situação bem parecida à encenada na peça. A adolescente se emocionou muito durante toda apresentação e no final declarou que aquele era praticamente sua história.

“Ela já havia me procurado para dizer que estava triste por se sentir diferente das outras, que não se sentia aceita pelos colegas. A apresentação fez ela se identificar muito com a personagem, ela se sentiu representada, e os colegas puderam se compreender com uma história muito real para eles” contou a diretora Suzana.

O projeto do 9º Festival de Teatro TPC é uma realização do grupo TPC e Origem Produções com patrocínio da usina Santo Antônio, São Francisco e Native com apoio do PROAC – Programação de Ação Cultural.

Informações: 9 FESTIVAL DE TEATRO TPC

Telefone: (16) 3964-5549

Site: www.teatrotpc.com.br