Notícias

Voltar

7ª Mostra de Teatro TPC debate gravidez na adolescência com alunos da rede pública

Com patrocínio da Viralcool, programação possibilitou a interação dos jovens com os atores do Grupo TPC e com a escritora Isabel Vieira

Mais de 2 mil alunos da rede pública de ensino de Pitangueiras e Ibitiúva prestigiaram, em agosto, as apresentações da peça “E agora, mãe?”, que aborda a gravidez na adolescência através de uma linguagem simples e humorística, a fim de deixar o tema mais leve.  Na ocasião, as encenações contaram com a presença de Isabel Vieira, autora do livro de mesmo nome que originou a peça teatral, apresentada por meio da 7ª Mostra de Teatro TPC, com patrocínio da Viralcool.

“Foi maravilhosa a experiência. Não só por rever no palco a representação do meu livro, mas por observar a reação dos jovens e a proximidade que a história tem com muitos deles. Eles choram e dão risada, é uma experiência rica de emoções”, afirma Isabel Vieira.

A escritora conta que o livro foi publicado há mais de 20 anos e que o tema continua atual. “Vejo que a realidade da minha época continua viva, nessa questão. O livro surgiu após minha experiência de trabalho na revista adolescente Capricho, na década de 80, em que a gravidez precoce era algo muito presente, e o assunto continua em destaque”, diz.

Apesar de a história ser fictícia, a personagem principal é próxima da realidade dos jovens, o que permiti um envolvimento ainda maior com a peça.  Para Luiza Aparecida Sanches Atílio, diretora da E.E. Maria Falconi de Felício, de Pitangueiras, a abordagem do tema foi simples, mas com profundidade necessária.

“Valeu a pena. Nós todos, alunos e equipe pedagógica, estamos maravilhados com a apresentação, e o bate-papo com a Isabel Vieira foi ótimo. Os alunos foram bastante receptivos, ainda mais pelo teatro não ser uma arte comum para eles”, destaca.

A peça “E Agora, Mãe?” conta a história de uma jovem de 15 anos que vê seus sonhos se desfazendo e suas responsabilidades serem totalmente modificadas depois de descobrir que estava grávida. “Os adolescentes nunca esperam que isso vá acontecer com eles e, às vezes, descuidam dos métodos de prevenção”, ressalta Isabel, que também observa o quanto gostou da adaptação realizada pelo Grupo TPC. “A comédia quebrou o próprio drama do tema, achei interessante como abordaram as situações”.

Por meio do Proac, a 7ª Mostra de Teatro TPC possui patrocínio da Viralcool, apoio das prefeituras municipais das cidades beneficiadas e gestão da Origem Produções.

 

Informações para a imprensa:

ComTexto Comunicação Corporativa

Thaís Campos – thaiscampos@ctexto.com.br

Júlia Berwerth – julia@ctexto.com.br

Ribeirão Preto – (16) 3964-7000

www.ctexto.com.br