Notícias

Voltar

Festival de Teatro TPC em quatro cidades do interior paulista

Viralcool patrocina 8º Festival de Teatro TPC em quatro cidades do interior paulista
Foram realizadas mais de 20 apresentações gratuitas, atraindo cerca de seis mil pessoas

Com patrocínio da Viralcool, o 8º Festival de Teatro TPC esteve presente nas cidades de Pitangueiras, Viradouro, Terra Roxa e Ibitiúva, encantando crianças, jovens e adultos. Os espetáculos fazem parte da itinerância do festival. Foram realizadas mais de vinte apresentações gratuitas em 2012, que contabilizaram um público de 5,9 mil pessoas.
As obras foram apresentadas nos meses de outubro, novembro e dezembro. O Grupo TPC e a Escola de Teatro TPC – Espaço Cultural CNA encenaram as peças infantis Verdunga, uma Floresta Encantada; Deu a Louca na Escola; A Bela e A Fera; O Auto da Compadecida; e Um Amor para Recordar, que agradaram a todos com as produções.
Em Pitangueiras, oito peças foram apresentadas em quatro escolas municipais. Dois mil alunos assistiram Verdunga, uma Floresta Encantada e Deu a Louca na Escola. Para Simone de Fátima Pereira Dalben, vice-diretora da escola E.M. Prof.ª Dirce da Silva Dias, oportunidades como essa são sempre bem-vindas. “O contato de muitos alunos com a cultura acontece somente na escola, por isso foi muito importante receber e prestigiar o Festival de Teatro TPC”, afirma.
Já em Viradouro, os atores encenaram as obras Deu a Louca na Escola, Verdunga, uma Floresta Encantada, O Auto da Compadecida e A Bela e a Fera, atraindo mais de dois mil alunos. As apresentações aconteceram em quatro escolas municipais e também na Sede Social da Usina Viralcool.
Na cidade de Terra Roxa, o grupo encenou as peças A Bela e A Fera e Um Amor Para Recordar. Foram quatro apresentações, que aconteceram no Anfiteatro Mohamed Abbes Sobrinho e tiveram um público de 1,3 mil alunos, de três escolas municipais. “O mundo do teatro é maravilhoso! As crianças adoraram as apresentações. É uma oportunidade única, que só foi possível por causa da iniciativa da Viralcool”, diz a Secretária de Educação do município, Carmem Josephina da Costa.Finalizando o circuito, Ibitiúva recebeu a obra Verdunga, uma Floresta Encantada e fez a alegria de 400 crianças da E.M. Domingos Paro e da Creche Nossa Senhora Aparecida.
Segundo Renata Toniello, diretora administrativa da Usina Viralcool, empresa patrocinadora do projeto, a possibilidade de contemplar os municípios com opções de lazer e cultura, facilitando o contato com a arte, é uma iniciativa de extrema importância. “Era fácil notar o olhar atento das crianças e os pedidos para que esse momento se repetisse outras vezes. Foi muito satisfatório”, comenta.
Em 2013, Pitangueiras ainda receberá outras nove apresentações teatrais gratuitas patrocinadas pela Usina Viralcool.

A itinerância
Com patrocínio da Viralcool Açúcar e Álcool, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria Estadual da Cultura, e produção da Origem Produções, a itinerância do 8º Festival de Teatro TPC percorreu o interior paulista com diversas apresentações gratuitas.
A proposta do projeto é promover a difusão da cultura da arte cênica entre a população com pouca oportunidade de convivência com o teatro e suas técnicas. Para facilitar o acesso de diferentes públicos com as montagens, o Grupo TPC e a Escola de Teatro TPC – Espaço Cultural CNA encenaram peças de vários temas e estilos.

Sobre a Viralcool
Empresa 100% brasileira, a Usina Viralcool atua no mercado sucroenergético há 26 anos. Através de sua política de responsabilidade social, a empresa garante a integração com a sociedade, proporcionando projetos culturais e esportivos de alta qualidade.

Informações para a imprensa:
Com Texto Comunicação Corporativa
Thais Campos – thaiscampos@ctexto.com.br
Monali Bassoli – monali@ctexto.com.br
Ribeirão Preto – (16) 3964-7000 / 9766-5907
www.ctexto.com.br