Notícias

Voltar

12ª Edição do Dia Internacional da Animação acontece em Ribeirão Preto com exibição gratuita de curtas-metragens

Diferentes regiões da cidade irão sediar o evento que inclui exibições de curtas infantis, mostra com produção paulista e sessão de desenhos animados com audiodescrição e janela de libras

Difundir o cinema de animação nacional e internacional e proporcionar o acesso da população à cultura são alguns dos objetivos do Dia Internacional da Animação, que chega, em 2015, a sua 12ª edição. O DIA é considerado o maior evento de cinema simultâneo do Brasil, com a participação de mais de 200 cidades em todas as regiões, e outros 40 países. Gratuito e aberto ao público, o evento tem realização nacional da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e no estado de São Paulo a realização e produção executiva da Origem Produções, patrocínio da Zilor e apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC). Em Ribeirão Preto, a sessão principal, que inclui a Mostra Nacional e a Mostra Internacional, acontece às 19h30, dia 28 de outubro, no Espaço Cultural A Coisa.

Um dia antes, em 27 de outubro, a Mostra com audiodescrição para pessoas com deficiência visual será exibida na Adevirp em dois horários, às 9h30 e às 14h.

O Cine Cauim exibirá as produções no dia 29/10 em dois horários: a Mostra Infantil terá sessão de desenhos animados nacionais para crianças às 14h30, e às 19h30, acontece a exibição da Mostra Nacional. Nos dias 3 e 4 de novembro, o Dia da Animação chega ao CEU das Artes – Centro de Artes e Esportes Unificado, no Jardim Florestan Fernandes, com sessões a partir das 19h. No dia 3/11, serão exibidas as mostras Infantil e Paulista, e no dia 4, as mostras Nacional e Internacional.

Ribeirão tem grande participação no Dia da Animação. Quatro curtas-metragens selecionados e que serão exibidos na Mostra Paulista são do cartunista e diretor Thomas Larson, mais conhecido como Thomate, entre os filmes o ‘Tênis da Hora’ e vários episódios do Rái Sossaith.

“Uma das grandes forças do Dia Internacional da Animação é a democratização do cinema de animação brasileiro. O evento conta com uma rede de mobilização incrível para aproximar diferentes comunidades da arte do cinema e ampliar a descentralização da cultura”, comenta Andressa Sirino, da Origem Produções, gestora cultural do projeto no Estado de São Paulo.

Neste ano, foram inscritos 180 curtas-metragens de animação de todo o país, sendo cinco selecionados para a Mostra Nacional, onze para a Mostra Paulista e dez para compor a Mostra Infantil. Completando a Mostra Nacional e com o objetivo de resgatar a história do cinema de animação nacional, a coordenação de júri resgatou o filme “O Átomo Brincalhão”, de 1964, produzido pelo diretor Roberto Miller, que abrirá o programa brasileiro.

Toda a programação é aberta ao público e tem entrada franca. Para outras informações sobre o Dia Internacional da Animação, acesse: www.adca.org.br/dia.

Sobre o DIA

Em 28 de outubro de 1892, o francês Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países.

Locais e Datas em Ribeirão Preto:

ADEVIRP
Data: 27 de outubro
Horário: 9h30 e 14h
Endereço: Av. Leais Paulista, 706 – Jardim Irajá.

Espaço A Coisa
Data: 28 de outubro
Horário: 19h30
Endereço: João Penteado, 167 – Jardim Sumaré.

Cineclube Cauim
Data: 29 de outubro
Horário: 14h30 e 19h30
Endereço: Rua. São Sebastião, 920, Centro.

CEU DAS ARTES – Centro de Artes e Esportes Unificado
Data: 3 e 4 de novembro
Horário: 19h
Endereço: Rua: Benedito Jacinto de Souza, 330 – Jd. Florestan Fernandes.

Confira a programação:

Mostra Nacional
O Átomo Brincalhão  -  Dir.Roberto Miller
Ed  - Dir. Gabriel Garcia
Occupation: Animator – Dir. Bruna Berford
Castillo y el Armado – Dir. Pedro Harres
Los Rosales – Daniel Ferreira
Faroeste: Um autêntico Western – Dir. Wesley Rodrigues

Mostra Infantil
Miss e Grubs – Dir. Jonas Brandão e Camila Kamimura
Voa João – Dir. Humberto Avelar
Não seja Quadrado – Dir. Isaac Braz
Menina Bonita do Laço de Fita – Dir. Diego Lopes e Claudio Bitencourt
Kid Chup – Dir. Carolina Giannini Veirano e Guilherme Ghussn
Batalha de Máscaras – Dir. Iuri Araújo
Hugo, o monstro – Dir. Humberto Avelar
O Fim é o Começo – Dir. Agner Rebouças, Bruno Pere, Rodrigo Eba, OTA e Thiago Vaz
As Pintas de Junior – Dir. Humberto Avelar
Tênis da Hora – Dir. Thomas Larson

Mostra Paulista
SAPO MARTELO - Dir. Jonas Brandão
KID CHUP – Dir. Carolina Giannini Veirano e Guilherme Ghussn
O FIM É O COMEÇO – Dir. Agner Rebouças, Bruno Pere, Rodrigo Eba, OTA e Thiago Vaz
TÊNIS DA HORA – Dir. Thomas Larson
JAM – PISCAR DE OLHOS   - Dir. Cesar Cabral
RÁI SOSSAITH – TOSTÃO  - Dir. Thomas Larson
MISS E GRUBS   - Dir. Jonas Brandão e Camila Kamimura
RÁI SOSSAITH – CAODUCHAMPIGNON - Dir. Thomas Larson
RAINBOW: A STORY ABOUT LIFE   - Dir. Eduardo Wahrhaftig
RÁI SOSSAITH –VEGANO   - Dir. Thomas Larson
GUIDA  - Dir. Rosana Urbes